top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Histórias Submersas: TVE exibe série documental sobre naufrágios no litoral baiano

A série documental inédita ‘Histórias Submersas: Naufrágios no Litoral Baiano’ apresenta histórias e lendas em torno de navios naufragados no litoral baiano. Com cinco episódios, a obra vai ao ar a partir desta segunda-feira (27), às 18h, na TVE.

Foto: Ultramarinfoto/Getty Images

O litoral baiano guarda em suas águas boa parte da história de formação do povo brasileiro. A série documental conta parte desse passado através do resgate de fatos em torno de cinco navios naufragados no litoral da Bahia. Estudiosos e exploradores dos mares, vítimas e heróis de naufrágios relembram os momentos dos acidentes e revelam traços socioantropológicos que permitem um paralelo com a atualidade.


Os temas explorados falam sobre o criminoso transporte de africanos escravizados, a colonização brasileira, marcas da Primeira Guerra Mundial na Bahia, a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial e as descobertas da década de 1980.


Com idealização e roteiro da jornalista Carolina Gomes, direção de Paulo Alcântara e produção da RG Audiovisual, a série ‘Histórias Submersas: Naufrágios no Litoral Baiano’ é resultado do Bahia na Tela, maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), com financiamento da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).


Confira a programação:

  • Dia 27 – Navio Negreiro: Uma História Perdida

  • Dia 28 – Galeão Sacramento e a Colonização Portuguesa

  • Dia 29 – Santa Catharina: Abrolhos e a Primeira Guerra Mundial

  • Dia 30 – Itagiba e Arará: A Segunda Guerra Mundial Chega ao Litoral Baiano

  • Dia 01/12 – Cavo Artemidi: Um Naufrágio Televisionado


Veja também:

0 comentário
bottom of page