top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Ilha de Itaparica comemora Independência. Conheça o destino

Dia de festa para a ilha de Itaparica! Neste segunda (7) o arquipélago comemora 196 anos da conquista da sua independência, quando em 1823 um verdadeiro exército composto também por pescadores e marisqueiros impediu a invasão de tropas portuguesas na ilha.

Foto: Mar Bahia

Itaparica é sem dúvidas a maior e mais famosa dentre as 56 ilhas que fazem parte da Baia de Todos os Santos. As águas calmas e quentes estão entre os cenários tão bem descritos por Jorge Amado e João Ubaldo Ribeiro - seu morador mais ilustre. Entre os pontos de maior destaque estão a Fonte da Bica, a Marina de Itaparica e a Estação de Desmagnetização da Marinha do Brasil, localizada no Forte São Lourenço. A construção

é a única estação deste tipo na América Latina.  Ao seu lado fica a praia que leva o mesmo nome é um dos grandes atrativos da ilha, pelas águas transparentes e areia branquinha.

Foto: Mar Bahia

Já a Fonte da Bica abriga a única estância hidromineral à beira-mar das Américas, sendo constantemente visitada por moradores e turistas que acreditam no poder de cura da água. Próximo ao local fica a Marina de Itaparica, com uma boa estrutura para os navegantes que desejam aportar. Vale a pena passear sem pressa pelas ruas, que ainda guardam um clima bucólico, sobretudo em seu casario. Uma boa pedida também é experimentar os diversos mariscos da região, servidos principalmente na praça do Largo da Quitanda, cercada de árvores e muito frequentada antigamente pelo escritor João Ubaldo - cliente assíduo do Bar Espanha. Quem quiser visitar Itaparica encontra no acesso pelo mar, via ferryboat, a forma mais rápida de chegar. São cerca de 50min entre a saída no Terminal de São Joaquim e o Terminal de Bom Despacho.

Foto: Mar Bahia
0 comentário
bottom of page