• Mar Bahia

Intensificada ações de fiscalização no período do defeso na Bahia

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da Coordenação de Fiscalização Preventiva e de Condicionantes (COFIS), se prepara para a terceira e quarta etapas de fiscalizações do período de defeso dos Caranguejos-uçá. A operação, que é realizada todo ano, em datas específicas, tem o objetivo de coibir a pesca predatória da espécie no durante a andada e acontece com o apoio da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA).

Foto: Divulgação/Ibama

As datas previstas para as ações é entre 28/02 a 05/03 e 29/03 a 03/04, a fim de garantir a proteção da espécie no seu período reprodutivo através de ações de apreensão e conscientização junto à população.


Andada

A “andada” é o nome dado ao período reprodutivo do Caranguejo-uçá, no qual os machos e fêmeas saem das tocas para o acasalamento e andam pelo manguezal para a liberação de ovos, tornando-se vulneráveis à pesca predatória. Ela pode ocorrer de novembro a março, com picos em janeiro, e geralmente se inicia um dia após a lua cheia ou nova, prolongando-se por até seis dias.


Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema, através do número: 08000 71 1400.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.