• Mar Bahia

Itaparica recebe Festival Literário em setembro

A importância histórica de Maria Felipa na batalha da Guerra de Independência da Bahia foi fonte de inspiração para a primeira edição do Festival Itaparica Literária. O evento, que acontece de 1° a 4 de setembro, em Itaparica, irá abordar a importância dos 200 anos da Batalha do Funil. O lançamento acontece no próximo dia 29 de julho, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, às 10h.

Foto: Luis Pereira

Na mesa de lançamento, o prefeito Zezinho Oliveira, o secretário de Turismo e Cultura, André Reis, o curador Paulo Gabriel Naccif, os donos da Cali Literária, Aurélio Schommer e Jomar Lima e o palestrante Jorge Ramos.


O evento acontecerá nos espaços do largo da Kitanda, salão Tupinambá e jardins, Igreja do Santíssimo e prédio do Centro do Artesanato. Na programação há apresentações artísticas, encontros, bate-papo, intervenções urbanas, lançamento de livros, dentre outras atividades. Serão quatro dias com grandes nomes baianos.


Itaparica

Itaparica é um dos maiores destinos náuticos da Bahia. Está situada ao norte da Ilha que possui o mesmo nome, localizada no coração da Baía de Todos os Santos, a 20 km de Salvador. A cidade possui uma grande diversidade de bens naturais, a exemplo de manguezais, praias, fontes hidrominerais, e mata atlântica, além do rico patrimônio cultural, como terreiros de religiões de matrizes africanas, igrejas barrocas, fortificação do século XVII, grupos culturais, e festas tradicionais religiosas além de populares mantidas vivas.


O local apresenta especificidades culturais que inspiraram o escritor itaparicano de renome internacional João Ubaldo Ribeiro no seu livro “Viva o povo brasileiro. O Festival vem com a homenagem a Maria Felipa, heroína brasileira na participação da Luta da Independência do Brasil na Bahia e em especial em Itaparica no dia 07 de janeiro de 1823.


Agenda

Lançamento do Festival Literária Itaparica

Quando: 29 de julho (sexta-feira)

Onde: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Horário: a partir das 10h

Endereço: Nº Piedade, Av. Joana Angélica, 43 - Nazaré, Salvador


Primeira edição do Festival Itaparica Literária

Quando o Festival: 01 a 4 de setembro (quinta a domingo)

Onde: Cidade da Baía de Todos os Santos (Itaparica)

Aberto ao público

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo