top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Maré: concurso literário premia estudantes da Baía de Todos os Santos

Estão abertas as inscrições para o "Maré: concurso literário da Baía de Todos os Santos"; uma seleção de textos literários e vídeos-narrativos que pretende identificar, organizar, publicar e divulgar a produção artística de estudantes da educação básica da BTS.

Foto: Tatiana Azeviche

O concurso tem como tema “o mar da Baía de Todos os Santos (BTS)” e pretende promover reflexões sobre a cultura marítima que cerca a Bahia, colocando-a como lócus singular da cultura oceânica na América Latina e no mundo. O concurso está organizado em quatro categorias – poema, narrativa em prosa, vídeo-narrativa e RAP – e oferecerá prêmios ao três primeiros colocados em cada categoria. Além disso, os demais selecionados terão seus textos/vídeos publicados em modalidade impressa e digital, no site e canal do projeto.


Podem participar do concurso estudantes matriculados em escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino médio (1 ao 3º ano e EJA) e Ensino médio técnico (1 ao 4º e EJA) em municípios que compõem a Baía de Todos os Santos, são eles: Aratuípe, Cachoeira, Candeias, Itaparica, Jaguaripe, Madre de Deus, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara e Vera Cruz.


As inscrições seguem abertas até 22 de abril e serão realizadas em modalidade on-line através de formulário específico (Acesse aqui). Após a comissão receber as inscrições, elas serão validadas e os textos/vídeos inscritos serão analisados e selecionados por jurados competentes em cada uma das categorias, sendo eles escritores, cineastas, músicos, dentre outras categorias artísticas.


Além do concurso literário há ainda o desenvolvimento de um canal no YouTube, o "Maré cheia: difusão de conhecimento sobre a BTS", com o objetivo de postar vídeos curtos sobre saberes produzidos na região. Veja aqui.


O Concurso Maré é uma das vertentes do projeto Pesquisando Kirimurê e conta com o apoio de um mar de gente! O CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é um desses apoiadores, e o projeto é coordenado pelos professores Jailson Bittencourt de Andrade (UFBA) e Maria das Graças Meirelles (IFBA). Conheça mais sobre o projeto no http://concursomare.com.br/

0 comentário
bottom of page