Marinha do Brasil celebra 159 anos da Batalha Naval do Riachuelo
- Mar Bahia
- 24 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Nesta sexta-feira (25), a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval
(Com2ºDN) realizará uma cerimônia, a fim de comemorar o “Dia da Marinha”. A data de maior magnitude da Força rememora os heróis navais do passado e seus exemplos de bravura e amor à Pátria, bem como preserva e fortalece as tradições navais e os valores inquebrantáveis da instituição. Esse ano, por conta das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul entre abril e maio, as cerimônias foram adiadas em todo o país.
A solenidade, que será realizada às 16h na sede do Comando, no bairro do Comércio,
contará com a participação de representantes da sociedade baiana. Na oportunidade, haverá imposição das comendas da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares.
A celebração da data também será marcada pela apresentação do Pelotão de Ordem Unida do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvados, além de uma exposição no pátio do Com2ºDN, que reunirá material da equipe de mergulhadores, nós e voltas de artes marinheiras, equipamentos utilizados nas ações de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), material de sinalização náutica, embarcações utilizadas nas ações de Inspeção Naval e viaturas de fuzileiros Navais.
A importância histórica da Batalha Naval do Riachuelo
Considerada pelos historiadores como a Batalha Decisiva da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), a Batalha Naval do Riachuelo ocorreu na manhã do dia 11 de junho de 1865, na foz do Riachuelo, afluente do Rio Paraná, próximo à cidade de Corrientes na Argentina. Naquele episódio, a Esquadra Brasileira, liderada pelo Almirante Francisco Manoel Barroso da Silva, travou uma intensa luta contra as forças oponentes. A resistência brasileira foi heroica: no combate, diversos brasileiros lutaram até a morte, dentre eles o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Imperial-Marinheiro Marcílio Dias.
Até aquela data, as forças da Tríplice Aliança não detinham a iniciativa na guerra. Com a
vitória naquela Batalha, o Brasil assumiu o protagonismo no conflito, bloqueando a navegação adversária e possibilitando aos aliados o acesso aos rios que formavam as principais artérias do teatro de operações de guerra. Riachuelo representou a primeira grande vitória da Tríplice Aliança no maior conflito armado já ocorrido na América do Sul, sendo até hoje bastante lembrada e justamente comemorada.
Comments