Marinha do Brasil encerra segunda fase da Campanha “Travessia Segura”
- Mar Bahia
- 16 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
A Marinha do Brasil (MB) encerrou a segunda fase da Campanha “Travessia Segura” no último domingo (14). Iniciada em 05 de julho, ela teve como objetivo intensificar, em todo o território nacional, a fiscalização das embarcações que realizam o transporte de passageiros e que são empregadas no turismo náutico. Na área do Comando do 2º Distrito Naval, que compreende os estados da Bahia e Sergipe, foram realizadas 1.709 abordagens a embarcações.
Na Bahia, a campanha, que foi executada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA),
Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlhéus) e Porto Seguro (DelPSeguro), Capitania Fluvial de Juazeiro (CFJ) e Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa (AgBJLapa), incluiu a abordagem de 1.463 embarcações, 55 notificações, 166 testes de alcoolemia, 02 autuações e 01 apreensão de embarcação por descumprimento das Normas da Autoridade Marítima.
Em Sergipe, onde as ações foram conduzidas pela Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE), foram realizadas 246 abordagens a embarcações, com 07 notificações emitidas e 94 testes de alcoolemia. Dentre as infrações mais cometidas estão a condução de embarcação por tripulantes sem habilitação, a ausência ou a documentação da embarcação com validade vencida, e a falta de equipamentos de navegação e de salvatagem.
A “Travessia Segura” é uma campanha de âmbito nacional coordenada pela Diretoria de
Portos e Costas (DPC), com foco na fiscalização das embarcações empregadas no transporte de passageiros e de turismo náutico. A ação destina-se, ainda, a conscientizar os condutores e usuários dessas atividades para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação. A terceira fase da campanha está prevista para ocorrer no mês setembro.
Comments