top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Marinha do Brasil inicia Operação Verão na Bahia

A chegada do verão, o início das férias e as festividades típicas do final do ano, acarretam o incremento no fluxo de embarcações de esporte e lazer, bem como na prática de turismo náutico em nosso litoral. Tal fato concorre, infelizmente, para o aumento do número de acidentes com estes tipos de embarcação, em sua maioria, causados pelo não cumprimento das regras de segurança da navegação.

Foto: Site Mar Bahia

Atenta a esta realidade, a Marinha do Brasil (MB) realiza a “Operação Verão 2020/2021 – Todos por uma Navegação Segura”, por meio de suas Capitanias, Delegacias e Agências em todo o Brasil, que visa conscientizar condutores e passageiros sobre a importância das regras de segurança da navegação e preservação do meio ambiente marítimo e lacustre. Na área de jurisdição do 2º Distrito Naval, que engloba Bahia e Sergipe, a Operação Verão terá início no dia 21 de dezembro e contará com a participação da comunidade náutica e marítima e de militares e servidores civis da Marinha, além da Capitania dos Portos da Bahia, que intensificará as ações de fiscalização nas embarcações, de modo a orientar seus condutores e passageiros a aproveitar a época mais quente do ano com segurança.


Segundo o levantamento da Diretoria de Portos e Costas (DPC), os itens que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); desrespeito ao limite de lotação da embarcação; e falta de condições de navegabilidade do meio, que pode ser apreendido, a depender das irregularidades constatadas.


Para coibir o uso de bebida alcoólica a bordo, outro problema comum nesta época de festas e de férias, os militares utilizarão etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores. Como prevenir é sempre melhor do que remediar, ações de conscientização também serão realizadas em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, com palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação, além da preservação ambiental.


Durante as ações de inspeção realizadas na “Operação Verão 2020 /2021– Todos por uma Navegação Segura”, serão reforçadas 15 recomendações para a segurança da navegação:


1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!


2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.


3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.


4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.


5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!


6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.


7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.


8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.


9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.


10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.


11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.


12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.


13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!


14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se – o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.


15)Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo. Incentiva-se a todo cidadão a colaborar com a fiscalização.


Ao observar irregularidades no mar, denuncie imediatamente à CPBA, informando, se possível, o nome e número de inscrição da embarcação (ambos visíveis no casco), o dia, a hora e o local do fato. As emergências marítimas são atendidas pelo telefone 185. Os serviços abaixo encontram-se disponíveis 24 horas por dia.


Capitania dos Portos da Bahia:

  • Telefone Fixo: (71) 3507-3777

  • Celular: (Whatsapp) (71) 99968-7934 (envio de imagens)

  • Salvamar Leste: 185

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page