top of page

Marinha do Brasil realiza cerimônia de abertura da ARAMUSS-2025

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 12 de nov. de 2025
  • 3 min de leitura

Com foco na inovação tecnológica aplicada ao ambiente marítimo, a Marinha do Brasil realizou, na manhã desta segunda-feira (11), no Complexo Naval de Aratu — instalação estratégica da Força na região Norte e Nordeste do país —, a cerimônia oficial de abertura da 1ª edição da ARAMUSS-2025 (Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation).



O evento foi presidido pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o Vice-Governador da Bahia, Geraldo Júnior, além de representantes de universidades, institutos de pesquisa e empresas nacionais e estrangeiras ligadas aos setores de defesa, tecnologia e inovação. Na ocasião, o Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires destacou que a ARAMUSS representa um marco para a Marinha e para o setor marítimo nacional.



“A ARAMUSS inaugura um novo espaço de integração entre a Marinha, a indústria e a academia, voltado ao desenvolvimento de sistemas não tripulados. O futuro da navegação autônoma já começou, e a Marinha do Brasil tem papel central nesse processo”, afirmou o Almirante Garriga. A Vice-Prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, esteve presente na sequência da programação, ocasião em que visitou os estandes e conversou com representantes das instituições participantes, destacando a importância da parceria entre a gestão municipal e a Marinha do Brasil na promoção da inovação tecnológica e no fortalecimento da economia azul.


“Estamos muito honrados em receber a ARAMUSS em nossa cidade. Este é mais do que um evento, é um espaço de integração e de inovação tecnológica promovido pela Marinha do Brasil em parceria com a Prefeitura. Para Salvador, ser o berço desse avanço é motivo de grande orgulho e reforça nossa vocação marítima e o compromisso com o desenvolvimento sustentável da economia azul. Esse encontro posiciona Salvador no mapa da inovação tecnológica aplicada ao ambiente marítimo e a parceria fortalece os avanços da nossa cidade, impulsiona o turismo de sol e mar e estimula o desenvolvimento científico e tecnológico”, afirmou.



PROGRAMAÇÃO – Durante a programação desta terça-feira, foram realizadas demonstrações operacionais no mar e em terra, apresentando o desempenho de embarcações e veículos autônomos desenvolvidos por empresas participantes. Entre as tecnologias exibidas, destacaram-se o drone aéreo da Speedbird, o veículo de superfície não tripulado “Suppressor” da Emgepron, o veículo submarino autônomo desenvolvido pelo SENAI CIMATEC, e o radar passivo da empresa Atech, todos voltados à ampliação das capacidades de monitoramento, segurança e operação em ambientes marítimos.


Também nesta terça-feira, ocorreram os painéis técnicos e palestras, que reuniram especialistas da Marinha, pesquisadores e representantes da indústria para discutir o emprego de sistemas não tripulados e perspectivas para o desenvolvimento tecnológico no setor marítimo brasileiro. As apresentações promoveram troca de experiências e integração entre os setores público, acadêmico e produtivo, reforçando o caráter colaborativo da ARAMUSS.


Ainda durante a programação, foi realizada a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Marinha do Brasil, representada pela Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron). O instrumento consolida o compromisso de cooperação entre as duas instituições para a futura aquisição, pela Marinha do Brasil, de quatro embarcações autônomas “Suppressor”, desenvolvidas pela Emgepron, em parceria com a TideWise. A primeira dessas embarcações será destinada a operações de contramedidas de minagem, representando um marco na incorporação de tecnologias autônomas de defesa marítima no país.


Também participaram da abertura do evento o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Alexandre Rabello de Faria; o Diretor de Gestão de Programas da Marinha, Vice-Almirante Marcelo da Silva Gomes; o Assessor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas; o Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro, Contra-Almirante Engenheiro Naval Marcos Fricks Cavalcante; o Diretor Técnico-Comercial da Empresa Gerencial de Projetos Navais Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza; além do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia da Bahia, Marcius Gomes; do Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de Salvador, Vereador Albero Braga; do Diretor-Geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo; da Secretária do Mar de Salvador, Maria Eduarda Lomanto; do Presidente da Soamar Salvador, Santiago Campo; e do Vice-Presidente do Tribuna da Bahia, Marcelo Sacramento.


A ARAMUSS-2025 integra as ações da Marinha do Brasil voltadas à modernização de seus meios navais e ao estímulo da base tecnológica nacional, promovendo intercâmbio de conhecimento, parcerias estratégicas e cooperação internacional.


O evento – A ARAMUSS-2025 está sendo realizada entre os dias 10 e 14 de novembro, na Base Naval de Aratu, e reúne instituições acadêmicas e representantes da indústria nacional e internacional para apresentar e testar tecnologias voltadas à operação de sistemas embarcados.


O evento tem foco na inteligência artificial e robótica aplicada ao ambiente marítimo, com destaque para demonstrações de veículos não tripulados especializados em guerra de minas, workshops, palestras e mesas-redondas voltadas à discussão de desafios e oportunidades no emprego de sistemas autônomos e remotos.


Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page