top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Você sabe o que são as marés de março?

Por José de Anchieta Nunes

Biólogo, Doutor em Ecologia e Biomonitoramento


No mar da Bahia, além das chuvas de março, a maré também chama bastante atenção. Mas afinal, o que é maré de março? Ela acontece graças a coincidência de uma maré de sizígia (conhecida popularmente como maré de lua, sempre na lua cheia ou nova) associada à posição do sol.

Foto: Reprodução

As marés de sizígia do mês de março, são as maiores do ano devido à passagem do sol pelo plano do equador terrestre. Estas “marés grandes” podem ser mais elevadas com a ação dos ventos empurrando a água do oceano contra a costa. Quando coincide com a passagem de uma frente fria, a maré de março fica ainda mais evidente. Nas praias o efeito pode ser destruidor. As altas ondas de uma frente fria durante essas marés grandes podem alcançar áreas na praia raramente submersas durante o ano, geralmente são estas ondas que causam destruição na zona costeira. Se uma grande maré de março ocorrer sem que haja a passagem de uma frente fria, provavelmente as pessoas só irão notar que a praia ficou muito estreita na maré alta.


É muito importante ficar atento as condições do mar, antes de dar um mergulho. Se você navega, se informe sobre a previsão de ondas e ventos antes de sair para o mar. Note também a quantidade de lixo que essas marés grandes juntam nas praias e aproveite e retire o que puder. A vida marinha agradece!  


0 comentário
bottom of page