Marinha do Brasil realiza cerimônia do Dia da Bandeira em Salvador
- Mar Bahia
- há 22 horas
- 2 min de leitura
A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), realizará no dia 19 de novembro, às 11h, a cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, presidida pelo Comandante do Com2ºDN, Vice-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. O evento contará com a presença de autoridades civis e militares, além de alunos de escolas públicas e representantes de Grupos de Escoteiros de Salvador.

Ao meio-dia, será realizado o cerimonial comentado de hasteamento da Bandeira Nacional. Em seguida, ocorrerá a cremação das bandeiras substituídas ao longo do ano, acompanhada da salva de 21 tiros. A solenidade será concluída com a execução do Hino à Bandeira pela banda de música do Com2ºDN.
Instituição do Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira foi instituído em 1889, poucos dias após a Proclamação da República, em 19 de novembro, como forma de celebrar o novo símbolo nacional e reforçar o sentimento de patriotismo. A data é marcada por cerimônias cívicas em todo o país, que destacam o respeito e a reverência à Bandeira Nacional, símbolo maior da soberania e da unidade do povo brasileiro. A celebração em Salvador terá um significado especial neste ano, pois coincide com o aniversário de 80 anos do 2º Distrito Naval.
Comando do 2° Distrito Naval
Com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, foi decretada a criação dos Comandos Navais. Salvador foi designada para sediar o Comando Naval do Leste, denominação mantida até 1945, quando passou a ser chamado Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN).
Subordinado ao Comando de Operações Navais, o Com2ºDN tem como atribuições controlar o tráfego marítimo para garantir a segurança da navegação, realizar ações de busca e salvamento, colaborar na defesa dos portos e atuar em operações conjuntas com as demais Forças Armadas e órgãos de segurança.
Atualmente, o Com2ºDN reúne 21 Organizações Militares - direta e indiretamente subordinadas - e cerca de 2.800 militares e servidores civis. Entre as unidades sediadas em Salvador estão a Base Naval de Aratu, a Capitania dos Portos da Bahia, o Centro de Intendência da Marinha em Salvador, o Comando da Força de Minagem e Varredura, o Grupamento de Patrulha Naval do Leste, a Estação Rádio da Marinha em Salvador, o 2° Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais, o Hospital Naval de Salvador e o Serviço de Sinalização Náutica do Leste, além dos seguintes navios: Corveta “Caboclo”; Navios-Patrulha “Gravataí” e “Guaratuba”; Navios- Varredores “Aratu”, “Atalaia” e “Araçatuba”; e Navio Hidrográfico Balizador “Tenente Boanerges”. Em processo de incorporação, encontra-se o Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle”, em conversão para Navio Caça-Minas.
Fora da capital baiana, encontram-se a Capitania dos Portos de Sergipe, a Capitania Fluvial de Juazeiro, as Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e em Porto Seguro e a Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.






