top of page

Marinha intensifica fiscalização de embarcações na Bahia

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • há 23 horas
  • 2 min de leitura

A Marinha do Brasil iniciou, no último dia 4 de julho, a segunda fase da campanha “Travessia Segura” no litoral baiano. A operação, de abrangência nacional, é coordenada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e tem como foco a fiscalização de embarcações utilizadas no transporte de passageiros e no turismo náutico.

Na Bahia, a campanha é conduzida pelo Comando do 2º Distrito Naval, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e das Delegacias subordinadas em Ilhéus e Porto Seguro. As ações seguem até 14 de julho e visam fomentar uma cultura de segurança entre condutores e usuários de embarcações, por meio da verificação do cumprimento das Normas da Autoridade Marítima.


Durante a primeira fase da operação, realizada entre janeiro e fevereiro deste ano, 1.176 embarcações foram inspecionadas. Destas, 114 foram notificadas por irregularidades como ausência de habilitação dos condutores, documentação vencida e falta de equipamentos de segurança obrigatórios.


De acordo com o Sistema de Gerenciamento de Embarcações da Marinha, a área de jurisdição da CPBA, que abrange cerca de 1.183 quilômetros de litoral, 274 municípios, a Baía de Todos-os-Santos (BTS) e rios navegáveis, contabiliza 3.466 embarcações cadastradas para o transporte de passageiros.


BALANÇO PARCIAL


Na Bahia, apenas nos três primeiros dias da campanha, 222 embarcações utilizadas no transporte de passageiros e no turismo náutico foram inspecionadas. Como resultado, 33 notificações foram emitidas, uma embarcação foi apreendida e outra retirada de circulação.


FISCALIZAÇÃO INTENSIVA E AÇÕES EDUCATIVAS

Na capital, as equipes de Inspeção Naval atuam em pontos estratégicos da Baía de Todos-os-Santos, fiscalizando embarcações atracadas e em navegação. São verificados itens como habilitação dos condutores, documentação da embarcação, coletes salva-vidas, extintores de incêndio e luzes de navegação, entre outros dispositivos obrigatórios.


A fiscalização também ocorre nos terminais marítimos que integram o sistema hidroviário da região, de forma contínua. Nessas ocasiões, os passageiros e tripulações recebem orientações sobre o uso do colete salva-vidas e práticas seguras de navegação.


No Baixo-Sul, no Recôncavo Baiano e no sul do estado, as ações são reforçadas em áreas com grande fluxo de embarcações, como Ilhéus, Camamu, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, sob coordenação das delegacias locais da Marinha.


PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO


A Marinha reforça a importância da colaboração da população na identificação de situações irregulares no mar. Denúncias podem ser encaminhadas com fotos e vídeos para o canal de ouvidoria da CPBA pelo e-mail cpba.ouvidoria@marinha.mil.br ou pelo telefone (71) 3507-3777. Para emergências marítimas e fluviais, o contato deve ser feito pelo número 185 – SALVAMAR.

Comments


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page