top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Máscaras viram nova ameaça para os oceanos. Saiba como descartá-las corretamente

A máscara de hoje é o lixo de amanhã. Mas, se não existe fora, para onde vai o que descartamos? Boa parte, certamente, para o meio ambiente, sobretudo os oceanos. Com a pandemia do Coronavírus, tem sido cada vez mais comum encontrar todo tipo de máscaras nos mares de todo o mundo, uma vez que são descartadas de forma incorreta. Resultado: mais um grave problema ambiental causado unicamente pelo homem.

Foto: © Opération Mer Propre

Para se ter uma ideia, a decomposição de uma máscara descartável na natureza pode levar até 450 anos. Além das máscaras, luvas de látex também somam-se a uma verdadeira "sopa" de dejetos derivados do Covid-19. A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) alerta que existe uma maneira correta para descartar máscaras e luvas usadas. Confira:


Foto: © Opération Mer Propre
  • É preciso colocar os materiais dentro de dois saquinhos plásticos (um dentro dooutro), amarrar bem forte e jogar no lixo comum, o que chamamos usualmente de “lixo do banheiro".

  • É importante ressaltar que a máscara de proteção ou qualquer material descartável usado para conter a pandemia, como luvas ou aventais, não devem ser jogados em lixo reciclável.

  • Se os materiais tiveram contato com uma pessoa contaminada, o cuidado deve ser redobrado e deve ser sinalizado ao ser colocado no lixo em um saco plástico com os dizeres RISCO DE CONTAMINAÇÃO.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page