• Mar Bahia

Porto da Barra e Ribeira recebem Operação Praia Limpa no fim de semana

Se manter um espaço público conservado já não é fácil, imagina uma praia. Entra ano, sai ano, e o comportamento da população ainda é o mesmo. Apenas nos dois primeiros meses deste ano, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) coletou 2.005 mil toneladas de resíduos nas praias da capital baiana, entre São Tomé de Paripe e Ipitanga. As praias onde se registra maior volume de sujeira, segundo levantamento da Limpurb, são Porto da Barra, Farol da Barra, Piatã, Itapuã, Ribeira, Boa Viagem, Cantagalo, São Tomé de Paripe e Tubarão. 


O ranking das melhores e piores praias de Salvador


Neste fim de semana, será realizada a última atividade da Operação Praia Limpa, percorrendo as praias do Farol da Barra (sábado, 24 ) e Ribeira (domingo, 25). O objetivo é conscientizar os frequentadores e comerciantes sobre a melhor forma de fazer o descarte de resíduos, incentivar a manutenção da limpeza das praias e alertar para os riscos ambientais e da saúde da população com o acúmulo de resíduos na areia e no mar. 


Os resíduos mais comuns

Os resíduos mais comuns encontrados nas praias são sacos plásticos, copos descartáveis, pontas de cigarro, palito de picolé e coco. Estão disponíveis na Orla mais de 800 lixeiras para acondicionamento de resíduos, porém, mensalmente, são empenhados, em média, R$ 15 mil somente com a substituição desses recipientes, por conta dos atos de vandalismo. 

No dia a dia, cerca de 160 agentes trabalham no gerenciamento do serviço de limpeza, de domingo a domingo em três turnos. De acordo com o presidente do órgão, Kaio Moraes, a limpeza na orla é feita cuidadosamente durante todo o ano, e no verão é intensificada com mais 120 agentes, por conta do grande fluxo de frequentadores. “Reforçamos o número dos agentes e a frequência da limpeza para garantir que as praias estejam limpas e possam receber baianos e turistas. Mas, a limpeza vai além da coleta de resíduos: pintamos as balaustradas, meios-fios e retiramos as pichações”, explica o titular.


#praialimpa #portodabarra #ribeira #limpurb #marbahia


Foto: Bruno Concha

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.