top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Paixão pelo mar e arte em prol da cultura oceânica

Se tem uma coisa que o Mar Bahia gosta de compartilhar é conteúdo bacana e genuíno. Hoje (6), divulgamos um pouco do belo trabalho de Karin Almeida, bióloga e filha de pescador, que vem navegando nos mares do desenho e desenvolvendo sua arte. Mergulhando nos traços e contornos marinhos a artista traz à superfície obras que representem singulares por vezes desconhecidas, formas, personagens e retratos presentes no oceano.


Foto: Karin Almeida

Desde pequena, a menina curiosa pela natureza se interessou por peixes e a pesca vendo seu pai em meio a iscas, petrechos e por vezes trazendo pra casa histórias e “prêmios’’ das suas aventuras de fim de semana. A memoria paterna motivou a busca pela ciências biológicas na graduação, onde mais uma vez os peixes e criaturas subaquáticas foram foco de suas pesquisas e estudos.


O mar sempre a chamou pra perto, as ondas e surpresas desse mundo a trouxeram pra Bahia e foi vivendo na vila de Cumuruxatiba, no extremo-sul do estado que a arte fisgou sua atenção. Utilizando técnicas de desenho livre com tinta nanquim, Karin traz suas experiências cotidianas, conhecimentos e o amor pelos peixes e animais marinhos como âncora para sua arte. Navegando um sem-fim de possibilidades em seus processos criativos, retrata peixes pelágicos constantemente desembarcados por pescadores nativos, espécies recifais vistas a cada mergulho, aves migratórias, paisagens costeiras e submersas em suas obras.

Foto: Karin Almeida

Com a Década do Oceano trazendo novas perspectivas e oportunidades para temáticas ligadas ao mar, as diferentes mídias e ferramentas de comunicação se tornam potentes marés de informações para que o mundo marinho se aproxime cada vez mais da sociedade. A sensibilização de pessoas é parte do processo de educação ambiental tão necessário às mudanças de hábitos e pensamentos, para que a sociedade esteja unida em prol dos objetivos de preservação e uso sustentável dos mares.


A artista atualmente está desenvolvendo produtos próprios e sustentáveis para alegria dos amantes do mar, mas também busca cooperar em trabalhos e materiais de educação ambiental (ONGs, Escolas e Projetos de Conservação), facilitação gráfica, ilustração de livros e novas possibilidades que conectem pessoas ao oceano.


Gostou? Para conferir mais obras, o portifólio e rede social de Karin Almeida deixamos os links de contato e divulgação da artista.


E-mail: karinpontoarte@gmail.com


0 comentário
bottom of page