top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Palestra sobre o Dia da Água e performance audiovisual são destaques no Museu do Mar

Celebrado nesta sexta-feira, 22, o Dia Mundial da Água será tema de palestra no Museu do Mar Aleixo Belov, no Largo do Santo Antônio Além de Carmo, no Centro Histórico de Salvador. A atividade, voltada para crianças e adultos, ocorrerá às 15h, no auditório do espaço cultural e educacional. O bate-papo, conduzido por Henrique Valença, graduando do curso de Oceanografia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), destacará a importância da água.

No dia, os visitantes poderão aproveitar para conhecer mais sobre os oceanos e as vidas marinhas por meio do acervo reunido pelo velejador durante as expedições marítimas realizadas pelo Atlântico, Índico, Pacífico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. Um dos destaques é a Passagem Noroeste, último destino visitado pelo comandante e sua equipe, que conta uma exposição de fotos da viagem e também da vida marinha dessa região.

Performance gratuita

Já no sábado, 23, às 17h, baianos e turistas terão a chance de participar de um bate-papo sobre a Antártica com a pesquisadora Karla Brunet, seguido de uma performance audiovisual sobre “Ela e o Continente Gelado”. O acesso para a atividade será gratuito. A ideia é falar sobre a XXXVIII Operantar, expedição brasileira para pesquisa no continente gelado, e a situação de ser mulher em um ambiente majoritariamente masculino.


“É uma performance audiovisual onde imagens, sons, visualização de dados e vozes são processados e editados em tempo real. É sobre o frio, o dia sem fim, o mar agitado, o enjoo do mar, o perigoso mar de Drake, o tédio, o confinamento, as belas e excêntricas paisagens... Além das questões ambientais, é sobre ser mulher, sobre estar em um ambiente militar, seguir regras, ter alguém para organizar sua rotina... É sobre ouvir que você é a primeira mulher que eles estão vendo em seis meses e se dar conta que está rodeada somente de homens”, antecipa Karla, que foi uma das mulheres a participar da expedição.

O Museu


O Museu do Mar Aleixo Belov funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, com acesso permitido até as 17h. O ingresso para acessar o local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito. Mais informações sobre as atividades, como a divertida caça ao tesouro, podem ser acessadas no site https://museudomaraleixobelov.org.br/ ou pelo Instagram (@museudomar.aleixobelov).


0 comentário
bottom of page