top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Parabéns, Salvador! O Saveiro te saúda!

Comemoro teu aniversário relembrando todas as idas e vindas de mercadorias, pessoas e materiais que transportei e que fizeram parte da tua vida econômica e social desde os tenros momentos de tua caminhada valorosa, bela e inspiradora participação no cenário nacional brasileiro e internacional.


Te vi crescer e se tornar uma grande metrópole, abrigando gente trabalhadora, feliz e hospitaleira, um povo que dignifica o ser humano. O amor telúrico aqui é exacerbado e sempre emergente nas ruas, praças, vielas, igrejas e praias que te compõem.


Embora hoje, com toda a minha cultura, com todos os meus mestres, meus costuradores de vela, meus calafates e toda a minha história, não habite mais as tuas águas, devido a minha fase de extinção, a minha paixão por ti não acabará nunca, é eterna.

As poucas vezes que ainda te visito, sempre me emociono quando te vejo se descortinar, me mostrando a tua beleza, a igreja do Bonfim, o Mercado Modelo, o elevador Lacerda, o Farol da Barra.

Foto: Roberto Faria

Lembro com saudade de quando eu morava em tuas águas na rampa do Mercado, na Feira de São Joaquim, na Ribeira, Porto da Lenha, lá no Uruguai, Massaranduba, Porto da Barra. E de quando o “nordeste” pela tarde entrava fresco e era hora de dizer adeus, com alguma saudade, mas sabendo que na próxima semana iria te encontrar de novo.

Fomos muito felizes juntos.


Mais uma vez, Salvador, eu te saúdo! Parabéns Salvador, meu amor, Bahia!


Bons ventos,

Saveiro de Vela de Içar da Bahia


1 comentário
bottom of page