top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Pela primeira vez, Bahia sedia Campeonato Brasileiro da Classe HPE

De 1° a 5 de novembro de 2022 a Bahia vai se transformar na Capital da Vela. O estado irá sediar o 17° Campeonato Brasileiro de HPE25 – uma das classes de veleiros que mais crescem no Brasil. Ao todo, cerca de 30 embarcações, de diversos estados do país, disputarão o evento nacional, que - pela primeira vez – será realizado em águas nordestinas.

Foto: Will Recarey

A iniciativa é do Aratu Iate Clube, que vem investindo cada vez mais no desenvolvimento da vela baiana e na promoção de competições náuticas, desde a sua base, com a Escola de Vela para crianças e adolescentes, assim como na realização de grandes eventos, como a tradicional Regata Aratu-Maragojipe.

“A Classe HPE 25 na Bahia tem se consolidado a cada dia. Hoje temos uma das maiores flotilhas do Brasil, com dez barcos, todos sediados no Aratu Iate Clube, que respira a Vela e sobretudo as disputas da classe HPE. Estes barcos são exatamente iguais, exigindo técnica das tripulações como fator determinante para as vitórias. A realização desse importantíssimo campeonato na Bahia é um prêmio não somente para a classe HPE 25, mas para a náutica em nosso estado de modo geral“, declara André Costa, gerente do Aratu Iate Clube.


O Campeonato Brasileiro de HPE25 é patrocinado pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), Dasa, Clínica Amo, Hospital da Bahia, Porto Salvador Marina, Magma Yachts e Quantum Sails.

Programação

A programação do Campeonato Brasileiro de HPE25 acontece em duas etapas. De 1° a 3 de novembro, com regatas, receptivos e show de abertura, tendo a Porto Salvador Marina, no Comércio, como base. Já a 2ª etapa acontecerá nos dias 4 e 5 de novembro, com as regatas finais, premiação e show de encerramento, tendo como base o Aratu Iate Clube, em Simões Filho.

"Eu acho que a Bahia tem algumas características importantes nesta conquista em sediar este Brasileiro, como, logo de cara, quebrar a hegemonia do Rio de Janeiro e São Paulo na realização destes eventos. Fazer um campeonato deste porte na Baía de Todos-os-Santos é um sonho antigo nosso, e isso só foi possível com o entusiasmo do Aratu Iate Clube. A expectativa da flotilha nacional é altíssima!", declara Cassio Ashauer, presidente nacional da Classe HPE25.

Participações olímpicas e mundiais

Um grande destaque da programação do Brasileiro é a participação de campeões mundiais e velejadores olímpicos, dentre eles, os velejadores baianos e medalhistas nos jogos pan-americanos de 2019 em Lima, Juliana Duque e Rafael Martins, que reforçam a tripulação do barco paulista Mussulo, de José Guilherme Pereira Caldas.

O tetracampeão mundial da classe J24, Maurício Santa Cruz, também será um dos tripulantes do Three Musketeers, barco de Alberto Guarischi, que vem do Rio de Janeiro. Já o barco de Ilhabela, Crazy Phoenix, de Mario Lindenhayn, traz na equipe, Eduardo “Dudu” Melchert, velejador olímpico (prata nos jogos panamericanos de Havana, 1991, na classe 470 e competidor das Olímpiadas de Barcelona, 1992 na mesma classe).

Também de São Paulo, o veleiro Saci, de Fabio Cotrim, traz na tripulação o experiente Jorginho Zarif, multicampeão mundial da classe Finn, com participação nas Olimpíadas de Londres, 2012, e Rio de Janeiro, 2016.


A Classe HPE25

Uma mistura de diversão, baixo custo, um barco fácil e rápido de se velejar, além de um clima de muita amizade entre os velejadores. Este talvez seja um bom resumo para a Classe HPE25, que atualmente, conta com cerca de 50 embarcações ativas no Brasil. Saiba mais sobre a classe em www.classehpe.com.br


Serviço:

O Quê: Campeonato Brasileiro de HPE25

Quando: 1° a 5 de novembro de 2022

Onde: Baía de Todos-os-Santos (Salvador | Porto Salvador Marina) e Aratu Iate Clube (Simões Filho)


Informações | Imprensa:

André Costa | Gerente do Aratu Iate Clube: (71) 99353-4596

Flávia Figueirêdo | Comunicação: (71) 99135.2917


0 comentário

Comments


bottom of page