• Mar Bahia

Porta-aviões vendido por um centavo chegará a Salvador

Em meados de abril deste ano, uma embarcação histórica dos Estados Unidos deverá passar pela costa de Salvador. O porta-aviões USS Kitty Hawk (CV-63), desativado do serviço militar em 2009, foi vendido pela Marinha dos EUA em 2021 por 1 centavo de dólar para a empresa de desmantelamento de navios International Shipbreaking Limited (ISL).


O valor simbólico da venda dos navios desmobilizados chamou a atenção do público nos EUA, diante do lucro que a ISL poderia obter ter com o material recuperado das embarcações. Em post do Facebook em janeiro deste ano, a empresa explicou que vai reciclar os navios “ao menor custo possível para o contribuinte dos EUA” e acrescentou que a Marinha dos EUA “ainda possui os dois navios e nunca teremos os títulos (de propriedade)”.

Foto: Divulgação

O navio está em sua última jornada e navega sem tripulantes e aeronaves, da base naval de Kitsap, em Seattle, na costa oeste dos EUA, tendo como destino final o porto de Brownville, no Texas, na costa leste, onde o navio será desmantelado.


Por ser grande demais para atravessar o Canal da Panamá e encurtar o tempo de viagem, o Kitty Hawk precisa navegar por toda a América Central e do Sul, cruzando o Estreito de Magalhães entre o Oceano Pacífico e o Atlântico, até sua parada final de volta aos EUA. O porta-aviões aposentado e as embarcações de apoio vão percorrer cerca de 16.000 milhas náuticas (29.632 km).


Com informações do site AirWay.


0 comentário