top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Projeto Mares inscreve para curso gratuito de Restauração de Recifes de Coral

A ONG Socioambientalista PRÓ-MAR inscreve até o próximo dia 3 de março para o curso livre de Restauração de Recifes de Coral. A iniciativa é uma ação do Projeto Mares, realizada pela PRÓ-MAR, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e tem por objetivo oferecer, de forma gratuita, formação científica aos moradores da Ilha de Itaparica e região, usando os preceitos da ciência cidadã – quando pessoas das comunidades, após receberem o treinamento adequado, podem atuar juntamente com os cientistas em todas as etapas de uma pesquisa que, neste caso, é a restauração de recifes de coral.

O curso tem carga horária total de 60h, com aulas teóricas e práticas acontecendo na modalidade presencial, na sede da Pró-Mar, em Mar Grande – Ilha de Itaparica. Os interessados podem efetuar a solicitação de inscrição através do formulário online disponível neste link.


Para participar da seleção é necessário atender aos seguintes pré-requisitos: ser maior de 18 anos, ter prática em mergulho (adequadamente comprovada, com a disponibilização de todos os documentos de certificação e aptidão necessários para realização do mergulho), ser morador(a) ou já realizar trabalhos com mergulho na ilha de Itaparica, ter aptidão para trabalhar em equipe e conhecer as regiões da APA Recife das Pinaúnas. Além disso, é necessário participar de um dos dois seminários de apresentação do curso, que acontecem nos dias 14 de fevereiro, às 10h, na sede da Pró-Mar e no dia 28 de fevereiro, às 14h, no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia, na antiga biblioteca de Geociências, sala 406-D, bloco D, na rua Barão de Jeremoabo, s/n, em Ondina, Salvador.


De acordo com a bióloga Karina Martins, doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências e coordenadora do eixo científico do Projeto Mares, o seminário tem como proposta apresentar aos interessados tanto o projeto, do qual a atividade faz parte, quanto as particularidades do próprio curso. “Participar de um dos seminários é de suma importância para os interessados no curso, pois nele estaremos tirando todas as dúvidas acerca da ementa, técnicas e pré-requisitos básicos para participação”, explica Karina. Para o curso são disponibilizadas um total de 10 vagas a serem preenchidas considerando como critério a avaliação do preenchimento de todos os pré-requisitos e análise das respostas da ficha de inscrição. Todos os participantes que tiverem a frequência de pelo menos 75% nas atividades receberão certificado emitido pela PRÓ-MAR.


A bióloga explica que o Curso Livre de Restauração de Coral consiste em uma fonte de conhecimento única, por trazer o alinhamento entre o conhecimento científico e o conhecimento tradicional em prol da conservação dos recifes de coral da Ilha de Itaparica. “Ao realizar este curso, os participantes terão a oportunidade de acessar protocolos inéditos para restauração de recifes de coral e, além disso, conseguir entender as correlações existentes entre a conservação marinha e o nosso dia a dia. A proposta dessa formação é de ir além da técnica, mas ser uma formação humana e cidadã”, destaca Karina Martins.


Durante as 60h de curso serão abordados temas ligados a ecologia e biologia de recifes de coral, serviços ecossistêmicos, técnicas de monitoramento da saúde dos recifes de coral, técnicas de resgate de fragmentos de coral para fins de conservação, entre outras atividades voltadas para a finalidade da restauração dos recifes de coral na área dos Recifes das Pinaúnas, na Ilha de Itaparica.

0 comentário
bottom of page