top of page

Quanto vale o mar para o Brasil? Summit em Salvador coloca Economia do Mar no centro do debate

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • há 42 minutos
  • 2 min de leitura

Quanto vale o mar para a economia brasileira? E quanto dessa riqueza passa pela Bahia sem que ainda seja plenamente mensurada? As perguntas ganham relevância em um momento em que o Brasil avança na construção de indicadores capazes de dimensionar a participação da Economia do Mar no PIB nacional. Em 2025, um grupo técnico coordenado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pelo IBGE concluiu uma metodologia específica para essa mensuração, abrindo caminho para que atividades relacionadas ao mar sejam identificadas com maior precisão nas estatísticas econômicas do país.


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para o professor Dr. Thauan Santos, da Escola de Guerra Naval (EGN) e coordenador do Grupo Economia do Mar (GEM), o avanço na produção desses indicadores é fundamental para compreender a dimensão econômica das atividades ligadas ao oceano. “Ainda existe um gap importante de dados e mensurações específicas acerca das atividades costeiras e marítimas no Brasil, que tem a ver com descontinuidade de séries históricas e informalidade, por exemplo”, afirma. É nesse cenário que Salvador recebe, nos dias 18 e 19 de agosto, o Summit Economia Azul, no Terminal Contermas, no Porto de Salvador.


O encontro propõe um olhar que ultrapassa as fronteiras da Baía de Todos-os-Santos. A partir de experiências, dados e movimentos que acontecem no Brasil, o Summit pretende discutir qual espaço a Bahia pode ocupar em uma economia que envolve portos e logística, indústria naval e offshore, exportações, turismo náutico, ciência, tecnologia, sustentabilidade, formação profissional e novos negócios.


Com uma extensa faixa costeira, posição estratégica no Atlântico e atividades econômicas historicamente relacionadas ao mar, a Bahia reúne ativos importantes. A questão que o Summit coloca é outra: quanto desse potencial já foi efetivamente transformado em desenvolvimento e quanto ainda permanece por ser explorado?


A discussão acontece em um momento de novos investimentos no setor. Em fevereiro deste ano, o Fundo da Marinha Mercante aprovou R$ 5,1 bilhões para projetos de modernização e ampliação da infraestrutura portuária brasileira, enquanto a retomada da indústria naval, a demanda offshore e os investimentos em logística voltam a movimentar a agenda econômica nacional.


SERVIÇO


* Summit Economia Azul 2026

* 18 e 19 de agosto

* Porto de Salvador – Contermas

* Programação completa e inscrições www.summiteconomiazul.com.br

Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page