top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Sabores do mar: você já comeu quibe de chumbinho?

A riqueza e a diversidade da Baia de Todos os Santos não está só em suas belezas naturais, mas sobretudo nas pessoas, muitas vezes anônimas, que trabalham incessantemente, produzindo uma variedade de ofícios e saberes. Na comunidade de Cairu de Salinas, o Projeto Casa das Mariscadeiras é um bom exemplo disso. Entre as muitas idas e vindas catando mariscos, elas resolveram criar iguarias como o quibe de chumbinho, que tornou-se um grande sucesso gastronômico.

Foto: Site Mar Bahia

Ao Mar Bahia, Carla Medeiros, que faz parte da Associação de Pescadores e Pescadoras de Salinas, contou como foi este processo. "A ideia do quibe surgiu com o desenvolvimento natural dessa produção com frutos do mar e aí nos perguntamos, por que não com marisco? E aí, desde a primeira vez que levamos à público, foi um sucesso, porque apesar de ser um sabor bem diferente, muita gente não consegue identificar o que realmente é. Esse ano inovamos mais ainda, fazendo o quibe recheado não só na massa, como no recheio. É realmente muito bom!".

Foto: Casa das Mariscadeiras

Na produção desta e de outras delícias, cerca de 15 marisqueiras se revezam, de acordo com os eventos e a necessidade de cada demanda. Além disso, seguem na organização de outras questões importantes para a comunidade. "Nossa rotina é bem movimentada, orientando, ensinando, fazendo manutenção, agendamento de benefícios, seguro defeso e outras pautas legislativas do nosso ofício. Seguimos nos fortalecendo, sendo mariscadeiras e participando de iniciativas como Mulheres-Maravilhas, onde temos diversas atividades físicas e terapêuticas voltadas para o empoderamento da mulher", continua Carla.


E se você pensa que a criatividade se resume ao quibe, ledo engano! Elas produzem ainda pizza de mariscos, empadas, empanadas...tudo com frutos do mar, fritos e assados. "Além disso, participamos de eventos, fazendo moquecas e outros pratos que são a cara da Baia de Todos os Santos". Quem desejar fazer encomendas para o Verão, pode saber mais seguindo o projeto no instagram ou pelo (75) 99811-6195. A gente recomenda!



0 comentário
bottom of page