top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Rio Paraguaçu terá estudo para construção de rota náutica até Cachoeira

Um protocolo de intenções para a realização de estudos com vistas à construção de uma rota navegável, para embarcações de esporte e lazer, entre a localidade de Barra do Paraguaçu e o município de Cachoeira será assinado, neste sábado (3) pelo secretário de Turismo do Estado , Fausto Franco. 

Foto: Tatiana Azeviche

Este georreferenciamento conecta-se às ações do Prodetur Bahia, que prevê, entre suas 12 intervenções náuticas, a construção de um terminal turístico no município do Recôncavo Baiano. A navegação pelo Rio Paraguaçu até Cachoeira está prevista no projeto de roteirização náutica da Baía de Todos-os-Santos pelo Prodetur, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur). O trecho é considerado de difícil navegabilidade, principalmente para barcos de calado mais profundo, por causa do assoreamento após a construção da Barragem de Pedra do Cavalo.

Dados Os dados levantados pelo estudo de georreferenciamento de latitudes e longitudes nas margens do rio, indicando a situação de profundidade e risco, serão imprescindíveis para facilitar a navegação. Com a apresentação cartográfica será traçado o trajeto geral da rota e as condições para seu uso correto. “O nosso objetivo é a construção de uma rota navegável que permita chegar a Cachoeira com mais segurança, observando aspectos como condições de maré, profundidade e calados de embarcações”, afirma o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, que assinará o protocolo em Cachoeira. Rio Paraguaçu

Com 600 quilômetros de curso, o Rio Paraguaçu já foi a principal via de transporte e comunicação de toda a região. Ele nasce no  município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, segue em direção norte pelos municípios de Ibicoara, Mucugê e Andaraí e muda de direção para oeste e leste, atravessando o município de Cachoeira  e desembocando na Baía de Todos-os-Santos, entre Maragogipe e Saubara.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page