top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Saiba como tirar o benefício de meia passagem para ferry-boat e lanchas

A partir desta segunda-feira (13), estudantes de nível técnico e superior que moram nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, matriculados em instituição de ensino de Salvador que utilizam o sistema hidroviário como meio de transporte, poderão fazer a solicitação do benefício de meia passagem estudantil. A Agerba organizou um mutirão para a emissão das carteirinhas até 31 de março, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 15h, no terminal de São Joaquim, em Salvador. Com o benefício, o estudante tem direito a pagar 50% do valor da tarifa tanto no sistema de lanchas, quanto no ferry-boat.

Foto: Divulgação

A novidade em 2023 fica por conta da unificação da carteira de estudante da Agerba com o Ferry Card Estudante, não sendo mais necessária a emissão dos dois cartões (como acontecia até o ano passado para usuários do ferry). Este cartão é recarregável, e desde que tenha saldo, é utilizado como meio de pagamento. Já para a travessia por lanchas para Vera Cruz, o Ferry Card deverá ser apresentado pelo estudante no sistema, com uma diferença: este cartão comprova o enquadramento no benefício de meia, mas não é aceito como forma de pagamento, então será necessário entrar na fila para comprar a passagem no guichê de venda.


Os beneficiados que já tiverem a carteirinha Ferry Card Estudante não precisarão emitir um novo cartão, apenas revalidar o atual, sem pagamento de taxas. Aqueles que não tiverem o Ferry Card Estudante terão que solicitar a primeira via do documento, com pagamento de taxa de R$ 5,00. Após o período do mutirão, a Agerba autorizou continuidade da emissão do benefício a qualquer tempo durante o semestre, mas sem prorrogação do seu prazo de validade. Até 31 de agosto o cartão de meia passagem poderá ser utilizado, e caso o estudante permaneça nesta condição no segundo semestre, poderá pedir renovação com a reapresentação dos documentos e comprovante de matrícula para o semestre 2023.2.


Verifique a documentação necessária para solicitar o benefício:


1. Original e cópias de RG, CPF

2. Comprovante de residência (somente água, energia, telefone e IPTU) que esteja no nome do responsável ou dos pais, ou através da comprovação de parentesco.

3. Comprovante de matrícula 2023.1

4. Aquisição de cartão (apenas novos cartões) R$ 5,00

5. Fotografia digital (que será feita na hora) – sem custos adicionais

0 comentário
bottom of page