top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Salvador: bonita até debaixo d'água

As belezas de Salvador estão escancaradas em canto da cidade. Mas, você conhece as paisagens que se escondem sob suas águas? Além da enorme diversidade submersa, a Baía de Todos-os-Santos abriga cerca de 20 naufrágios oficiais (e dezenas desconhecidos) que, não apenas servem de pontos de mergulho recreativo e profissional, como um verdadeiro acervo histórico da BTS.

Foto: Roberto Costa Pinto

Para conhecer um pouco mais deste universo, o Mar Bahia conversou com Igor Carneiro, mergulhador e diretor da Shark Dive Operadora, uma das mais atuantes e empresas de mergulho em Salvador.


"Nossa Baía de Todos os Santos é um paraíso para mergulhadores de todo o mundo, a maior baía do Brasil abriga embaixo d'água uma diversidade gigantesca de vida, de seres minúsculos que iniciam esta cadeia natural, até grandes animais como golfinhos, arraias, tubarões e até mesmo as gigantes baleias que nos visitam em períodos do ano. Além de muita vida, possui grandes mistérios, navios seculares naufragados que nos fazem mergulhar na história do Brasil , fazendo com que a BTS seja um dos maiores sítios arqueológicos submersos da América Latina", declara Igor.


Entre os naufrágios mais visitados estão o Blackader, Bretagne/Germânia, Cap Frio, Cavo Artemidi, Galeão Sacramento, Ho Mei, Maraldi, Utrech e Vapor de Jequitaia - boa parte deles acessíveis a poucos metros da costa. Recentemente, Salvador ganhou seus dois primeiros recifes artificiais, abrindo um novo capítulo nos roteiros de mergulho nacionais.

Foto: Roberto Costa Pinto

"Recifes artificiais são praticados há muitos anos por todo planeta. Salvador ganhou dois grandes navios que foram afundados com este este objetivo. Estes novos pontos de mergulho servem de abrigo para a vida marinha, que está muito degradada devido à BTS estar sob influência de uma grande região metropolitana. Além do cunho ambiental, como ponto de agregação de vida, estes recifes provocam um aumento da vida marinha na região. Os navios são uma atração turística para mergulhadores do mundo inteiro, um parque de diversão para mergulhadores que podem ter aventura, história e principalmente vida em um único lugar", detalha Igor.


Em pouco mais de três meses, os navios estão totalmente tomados de vida, de agregação de corais na estrutura até grande animais como os Meros.


E como começar a desvendar esse mundo tão fascinante? Calma, assim como em tudo na vida você pode iniciar com os procedimentos básicos de iniciação no mergulho com o chamado "batismo", que nada mais é do que a primeira experiência submersa de forma orientada.


Igor conta que conhecer o fundo do mar de Salvador é muito mais fácil do que muita gente pensa. "É uma aventura muito segura. Um instrutor irá ensinar como utilizar o equipamento, o que fazer para ter uma experiência segura e divertida e irá acompanhar exclusivamente o iniciante por todo o mergulho que é feito em lugar com pouca profundidade, abrigado e com muita vida para que esta experiência seja inesquecível. Podem participar pessoas a partir de 10 anos de idade (menores de 18 precisam da autorização e presença dos responsáveis)".

Foto: Roberto Costa Pinto

Além do mergulho com o uso de equipamentos profissionais, há a possibilidade ainda mais simples que precisa apenas de uma máscara e snorkel. As águas do Porto e Farol da Barra, praia da Boa Viagem, além das praias de Ilha dos Frades, por exemplo, são facilmente acessíveis para esse tipo do chamado "mergulho de apneia" (que conta apenas com a sua respiração natural, sem uso de cilindros de oxigênio).


"Salvador precisa ser divulgada como destino turístico de mergulho, precisamos mostrar às pessoas que temos este paraíso embaixo d'água. Todos precisam conhecer nosso mundo submerso, que é um lugar que surpreende até mesmo mergulhadores mais experientes. Mergulho é um esporte contemplativo seguro e tranquilo e a porta de entrada para um mundo particular que é forjado pelos olhos de quem vê, ao único som calmo e quase silencioso da própria respiração", finaliza Igor.


E você? Já teve ou quer mergulhar fundo nessa experiência? Recomendamos (e muito!) conhecer a turma profissional e divertida da Shark Dive Operadora. Se joga!


Serviço:

O Quê: Shark Dive Operadora de Mergulho

Onde: Base no Terminal Náutico da Bahia (ao lado das lanchinhas)

Contatos: (71) 99274.7781 Instagram: @sharkdiveoperadora


0 comentário
bottom of page