top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Seminário em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil será realizado em Salvador

Nesta sexta (18), o Comando do 2º Distrito Naval promoverá o seminário “Jornada dos

Vassalos e a Abertura dos Portos às Nações Amigas”, em Salvador, com transmissão pelo canal da Marinha do Brasil (MB) no YouTube, a partir das 08h30. O seminário integra o calendário de eventos realizados pela Marinha em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.

A capital baiana foi escolhida para sediar o seminário porque os dois fatos históricos que serão apresentados têm relação direta com a cidade. A Jornada dos Vassalos, como ficou conhecida a expedição de uma poderosa armada luso-espanhola, foi enviada em 1625 para reconquistar Salvador, então capital do Brasil, no contexto da primeira das invasões holandesas. Mais tarde, em 28 de janeiro de 1808, a cidade foi palco da assinatura do primeiro decreto, promulgado por D. João VI logo após a chegada da família real portuguesa ao Brasil, que possibilitou a Abertura dos Portos

às Nações Amigas.


O seminário tem por objetivo mostrar a importância da Jornada dos Vassalos na conquista da soberania nacional, bem como dos eventos que se sucederam até a abertura dos portos às Nações Amigas, que contribuíram para a consolidação da Independência. Mediado pelo Vice-Almirante José Carlos Mathias, Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, o evento terá como palestrantes: Henrique Carballal, professor de História e vereador de Salvador, e Joaci Góes, presidente eleito do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, além de membro efetivo da Academia de Letras da Bahia e da Academia de Letras e Artes de Salvador.


Serviço:

Data: 18 de fevereiro de 2022

Horário: das 8h30 às 12h

Local: YouTube - canal oficial da Marinha https://youtu.be/prj3bzbivhI

0 comentário
bottom of page