top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Setur abre licitação para estudos ambientais de novos naufrágios na BTS

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realiza, nesta terça-feira (28), às 9h30, na sede do órgão, em Salvador, a abertura da licitação para a contratação da empresa que fará os estudos ambientais e o posterior afundamento controlado de duas embarcações, na Baía de Todos-os-Santos. O ferry-boat Juracy Magalhães, que está inativo, e o casco do navio-varredor Anhatomirim, doado pela Marinha, foram disponibilizados para a operação.


Veja também:

Foto: Divulgação

A empresa vencedora da licitação terá que ser especializada em naufrágio controlado e ficará responsável pela retirada de todas as peças, equipamentos e materiais poluentes, do que sobrou das embarcações, para evitar danos ao meio ambiente. Ela também vai identificar o melhor local para o afundamento, de acordo com análise da biodiversidade na baía e liberação da Marinha.


Esse tipo de naufrágio propicia a formação de recifes artificiais, que favorecem o habitat no fundo do mar e se transformam em atrativos para o turismo de mergulho e pesquisadores. A previsão é que, após a operação, as carcaças dos navios ganhem vida marinha, em um ano.


"Precisamos explorar mais o potencial da Baía de Todos-os-Santos para o turismo de mergulho, segmento que vem crescendo no mundo inteiro, com importantes resultados econômicos. Mas, em primeiro lugar, temos que garantir que não haverá riscos para o meio ambiente. Para isso, a licitação será rigorosa, no sentido de que seja escolhida uma empresa qualificada em procedimentos que garantem a licença ambiental para o afundamento dos navios, com o controle do Estado e da Marinha", explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

0 comentário

Comments


bottom of page