SPM e Bahia Pesca certificam e presenteiam marisqueiras e pescadoras
- Mar Bahia

- há 1 minuto
- 2 min de leitura

Marisqueiras e pescadoras de Salvador, Cachoeira, Camamu e Sobradinho receberam os certificados de conclusão dos cursos e oficinas oferecidas pelo projeto Elas à Frente da Pesca. A cerimônia foi realizada nesta segunda-feira, 1º de dezembro, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, no CAB, e contou com as presenças de alunas de Salvador, Camamu, Cachoeira e Sobradinho, da secretária de políticas para as mulheres, Neusa Cadore, e do presidente da Bahia Pesca, Daniel Victória.
A mesa de abertura foi composta ainda por Luciana Mota, Superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Jorge Figueiredo, assessor especial da Bahia Pesca e gestor do projeto, Jozenilda Nascimento e Dilton Cruz, presidente e diretor da Cooperativa de Trabalho e Serviços (CTS) e pela aluna Simone Paiva, da comunidade de Paripe, em Salvador. "Foi com muita garra e muita força de vontade que deixamos nossos territórios e nossos familiares para nos capacitarmos em busca de uma vida mais digna", destacou Simone.
A cerimônia contou com uma apresentação especial do Grupo de Pandeiro Feminino Pipoca com Coco e terminou com uma seurpresa: cada uma das alunas certificadas foi presenteada com uma airfryer, mediante doação feita pela Receita Federal, através da auditora fiscal e delegada da alfândega de Salvador, Sandra Magnavita.
O Projeto Elas à Frente da Pesca é um conjunto de ações desenvolvidas para mulheres em situação de vulnerabilidade social que têm a pesca a mariscagem como principal meio de sustento. As ações são divididas em quatro eixos:
I. Mobilização, Escuta e Seleção
II. Formação Cidadã e Valorização da Mulher
III. Capacitação Técnica e Geração de Renda
IV. Organização Produtiva e Comercialização
Criado em 2023, o Elas à Frente da Pesca já beneficiou mais de 250 marisqueiras, pescadoras e de comunidades ribeirinhas da Bahia. A nova edição 2025/2026 do projeto já está confirmada e atenderá 180 mulheres dos municípios de Salvador, Santo Amaro, Maragogipe, Xique-Xique, Pilão Arcado, Juazeiro, Maraú e Ilhéus.










Comentários