top of page

Veleiro Ventania vence na categoria e é um dos mais rápidos a completar a Refeno

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 29 de set.
  • 2 min de leitura

ree

Determinação, superação, trabalho em equipe e - principalmente - satisfação, marcaram a Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) para a tripulação do veleiro Ventania. O barco, sob comando do comodoro do Aratu Iate Clube, Lúcio Bahia, foi o grande vencedor na Categoria Bico de Proa A, sendo um dos veleiros mais rápidos da competição, que largou no último sábado (27).


Desafio e superação


Lucio conta que momentos antes da largada foi detectado um grave problema em um dos lemes, o que necessitou vários reparos emergenciais e até um dos tripulantes mergulhar para auxiliar nos reparos.


"Conseguimos cruzar a linha de partida faltando poucos segundos para o limite e a recuperação passou a ser o grande desafio da regata. Com determinação e colaboração de todos os 16 tripulantes, o Ventania foi o segundo veleiro monocasco a chegar à paradisíaca Fernando de Noronha, compensando a regata em 31h:41m:36s. Agora é agradecer a todos da equipe de terra, aos tripulantes e curtir o feito realizado durante os três dias durante a programação da Refeno", comemora Lucio.


A Refeno


A premiação da Refeno acontece nesta quarta-feira (1), com centenas de velejadores de todo o país. A regata é um dos eventos mais concorridos do Brasil, com um percurso de 300 milhas náuticas ou 560 km entre céu e mar. A Bahia é um dos estados com maior representatividade na prova, com mais de dez barcos participantes.


O recorde de Fita-Azul da regata continua sendo do veleiro Adrenalina Pura, que em 2007, com a bandeira da Bahia, conseguiu o feito de realizar a travessia em 14h34m54s. Este ano, já com a bandeira de Pernambuco, o barco foi o Fita-Azul com o tempo de 17h:47m:46s. Os resultados completos podem ser conferidos no site oficial www.refeno.com.br.

Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page