top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Velejador Aleixo Belov participa de quadro do ‘Domingão com Huck’

O velejador Aleixo Belov, 80 anos, foi a atração principal do quadro “Acredite Em Quem Quiser”, do programa “Domingão com Huck” (TV Globo), que foi ao ar neste domingo, 24. O comandante, que já deu cinco voltas ao mundo, participou do quadro ao lado do médico e velejador Fábio Tozzi, que esteve na última expedição liderada por Belov à Passagem Noroeste, e da velejadora Isabel Swan, que conquistou, junto com Fernanda Oliveira, a primeira medalha feminina da vela brasileira nas Olimpíadas de Pequim 2008.

Foto: Foto: TV Globo/ Reprodução

Tozzi e Isabel tentaram convencer o ator Mateus Solano, o padre Fábio de Melo, dona Déa Lúcia e Lívia Andrade de que tinham dado cinco voltas ao mundo em um veleiro. Depois de algumas perguntas e de brincadeiras, o público pode conhecer o verdadeiro dono da façanha de viajar pelos mares do mundo: o velejador Aleixo Belov.


Após a revelação, o apresentador Luciano Huck conversou com Belov, destacando a importância do feito, e exibiu reportagens da expedição realizada pelo comandante à Passagem Noroeste, realizada no veleiro-escola Fraternidade. A viagem – a primeira a ser completada por uma embarcação com a bandeira brasileira, como reconhecido pela Marinha do Brasil – começou no dia 5 de fevereiro de 2022 e foi concluída no dia 12 de novembro do mesmo ano.


Na época, Belov e a equipe percorreram mais de 20.000 milhas náuticas, passando pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico. A jornada, inclusive, é contada no livro “Passagem Noroeste 2022”, lançado por Belov este ano. A obra pode ser adquirida no Museu do Mar Aleixo Belov, localizado em um casarão de três andares no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador – que guarda um rico acervo com itens trazidos das viagens de Belov pelo mundo, inclusive da última expedição – e nos sites https://museudomaraleixobelov.org.br/ e http://www.amazon.com.br.


Para assistir ao quadro que foi ao ar neste domingo (24), basta acessar o aqui.

0 comentário

Commenti


bottom of page