top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

A rara beleza dos museus submersos pelo mundo

A maior parte da riqueza marinha não podemos ver diretamente. Está submersa. E ainda que a natureza, sozinha, orquestre tamanha beleza, algumas intervenções humanas ajudam a ampliar estes cenários, criando verdadeiros museus submersos. Dois deles chamam a atenção no mundo pela riqueza de detalhes: O Moua (Museum Of Underwater Art), na Grande Barreira de Corais, na Austrália e o Musa (Museo Subacuático de Arte), localizado em Cancún, no Caribe Mexicano.

Foto: Museo Subacuático de Arte (Musa)

Ambos criados pelo escultor e mergulhador britânico Jason de Caires Taylos, que iniciou este processo de criação em 2006, com o Musa, e mais recentemente com o Moua, cujas esculturas foram feitas em aço não corrosivo com pH neutro, tornando-se um ambiente natural de reprodução de corais e outras interações ao longo do tempo.

Foto: Museum Of Underwater Art

O Musa conta com mais de 500 esculturas de diferentes artistas e profundidades. Já o Moua se encontra a cerca de 18 metros de profundidade, em uma estrutura de 64 toneladas e 12 metros de diâmetro abrigando 20 estátuas. Mas, não é necessário ir até lá para conhecê-lo, pois já é possível fazer um tour virtual. Divirta-se!

Foto: Museo Subacuático de Arte

0 comentário
bottom of page