top of page

Ação gratuita leva mais de 250 alunos na Baía de Todos-os-Santos

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 2 de out.
  • 3 min de leitura
ree

Ação gratuita do Projeto i9Odisseia – “Levando o mar até a criança e a esperança ao mar" – novamente promoveu iniciação ao esporte da vela, acesso ao mundo náutico, inclusão social e educação ambiental. Desta vez, os alunos e professores da rede pública de ensino foram atendidos por meio de aulas teóricas para mais de 250 alunos, dentro da EscoLAB de Coutos, além de aulas práticas de vela na praia de Coutos, para aproximadamente 100 crianças e professores. Com isso, sobe para 1.033 crianças oficialmente atendidas pela i9Vela, nos últimos três anos de atividade na Baía de Todos os Santos.


A imersão no mundo da vela começou em setembro, quando a i9Vela levou um veleiro monotipo para dentro da quadra esportiva da escola. Na "aula docada", aproximadamente 250 crianças, com idades entre 8 e 14 anos, tiveram contato direto com o barco em seco. Foram abordados conceitos fundamentais sobre segurança no mar, apresentadas as partes e funções de um veleiro, além de uma lúdica divulgação científica que explicou de onde surgem o vento, as ondas, as correntes, o fenômeno das marés, dentre outras curiosidades, como "por que um barco boia?" e "por que o céu é azul?".


A teoria ganhou vida. A praia de Coutos se transformou em um grande centro náutico popular (como deve ser), reunindo mais de 100 crianças, seus pais, professores da EscoLAB, 12 monitores de vela da i9Vela e cerca de 10 voluntários. A partir da frota de 07 (sete) veleiros, todas as crianças e professores presentes tiveram a oportunidade de sentir o vento e navegar em segurança pela Baía de Todos os Santos. A programação também incluiu atividades lúdicas na areia e natação supervisionada com uso de coletes salva-vidas, garantindo diversão, aprendizado e segurança.


ree

Os participantes em terra aproveitaram para coletar cerca de 80 quilos resíduos na praia, uma atitude educativa e prática que reforça a mensagem de cuidado com o planeta. Segundo Patrícia Almeida, uma das apoiadoras da i9Vela, “Além de conectar as crianças com o mar e proporcionar um senso de pertencimento, a ação reforçou a importância da preservação ambiental. Atividades como esta criam uma noção de pertencimento, mostrando que a natureza, o mar e a praia também são delas”.


O idealizador da i9Vela, Prof. Sobral, destacou a missão do projeto: " Apesar da vela ainda ser considerada um esporte historicamente elitizado, acreditamos que é importante oferecer gratuitamente este tipo de oportunidade acesso ao mar para crianças de comunidades vulneráveis. Ao quebrar certos paradigmas o nosso trabalho promove equidade, reparação histórica e inclusão social por meio da náutica".


A professora Cássia, coordenadora da Gerência Regional de Educação para o Subúrbio da Prefeitura de Salvador, enfatizou o impacto educacional e social da ação: "A diversão é uma ferramenta poderosa para o aprendizado e expansão do universo das nossas crianças. Tem a ver com criar memórias afetivas e desenvolver novas potencialidades localmente".


Luan Gabriel, um dos monitores da i9Vela, que com apenas 12 anos de idade já ajudou a formar diversos alunos no projeto social, brinca: “Meu ta-ta-ta-ravô chegou aqui na Bahia num navio negreiro e, agora, eu já tô dando aula de barco a vela pros meus amigos. Isso ai é mágico!”, e ri da situação.


LEGADO DE INCLUSÃO E COMUNIDADE

ree

Cada ação mensal da i9Vela deixa um legado duradouro para a cultura náutica local. O

projeto vai além de ensinar a velejar; ele planta sementes de cidadania, respeito ao meio ambiente e amplia o repertório de possibilidades para jovens que muitas vezes não têm acesso a essas experiências. O engajamento da comunidade é um pilar fundamental para o sucesso e a perpetuidade da iniciativa.


Quando pais, professores e líderes locais se envolvem, a ação transcende o evento pontual e se transforma em um movimento de transformação social contínua, fortalecendo vínculos e criando uma rede de proteção e incentivo entorno das crianças, o nosso futuro”, diz Sobral.

SOBRE A i9Vela


A i9Vela é uma escolinha gratuita de vela voltada para crianças e adolescentes que moram em comunidades vulneráveis ao redor da Baía de Todos os Santos. Escolas públicas, instituições ou ONGs que tenham interesse em levar este Projeto para seus alunos podem entrar em contato via Direct do Instagram: @i9vela.


O projeto não possui patrocínio externo e é mantido com recursos de apoiadores por meio da plataforma Apoia.se (https://apoia.se/i9vela). Qualquer pessoa sensível pode contribuir, recebendo em troca várias recompensas, como camisetas personalizadas do Projeto, livros náuticos e cursos de vela. Faça parte você também desta rede solidária de apoio.


Contato:

Associação i9Vela - Náutica Solidária

Instagram: @i9vela

Plataforma de Apoio: https://apoia.se/i9vela


 

Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page