top of page

Expedição Fraternidade 2025: Aleixo Belov e tripulação anunciam data prevista de chegada a Salvador

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Foto: Adamo Mello
Foto: Adamo Mello

A Expedição Internacional de Volta ao Mundo à Vela “Fraternidade‑2025” se aproxima de seu porto final. No dia 28 de fevereiro de 2026, às 10h (horário local), é esperada a chegada do veleiro oceânico “Fraternidade” ao porto de Salvador (Bahia), marcando a conclusão oficial da viagem. A bordo, os navegadores Aleixo Belov e Sergei Shcherbakov, além da tripulação do veleiro.


Os planos da chegada foram apresentados em coletiva de imprensa realizada em 5 de fevereiro de 2026, no Centro Internacional de Mídia Multimídia “Eurasia Today”. Shcherbakov contou como surgiu a ideia da expedição de volta ao mundo russo‑brasileira. Para o capitão Aleixo Belov, que tem raízes russas e já completou cinco voltas ao mundo, o Ártico permanecia como a última “mancha em branco” em sua biografia de navegador.


“Aleixo tinha apenas uma rota ainda não percorrida – a Rota do Mar do Norte”, explicou Shcherbakov.apena “Qualquer grande empreendimento precisa ser levado à sua conclusão lógica. Inicialmente planejávamos apenas uma viagem ártica, mas acabou surgindo a ideia da volta ao mundo. Decidimos: por que apenas o Norte? Vamos fazer uma expedição de circum‑navegação. Será a sexta dele, a minha terceira – com uma rota realmente única. Vamos contornar o ponto continental mais ao norte do planeta – o Cabo Chelyuskin – e o mais ao sul – o Cabo Horn. Ninguém antes de nós realizou esse tipo de volta ao mundo em um único roteiro.”


Os preparativos levaram menos de seis meses. O veleiro “Fraternidade”, construído com base em um projeto de Aleixo Belov, já estava totalmente pronto do ponto de vista técnico; o trabalho principal concentrou‑se no detalhamento da rota, na obtenção de autorizações e na formação de uma tripulação internacional.


A expedição “Fraternidade‑2025” zarpou em 12 de abril de 2025, de Salvador. O percurso, de aproximadamente 24 mil milhas náuticas (mais de 45 mil quilômetros), cruzou o Atlântico, passou pela Rota do Mar do Norte e depois pelo Oceano Pacífico, conectando simbolicamente as regiões ártica e antártica do planeta.



Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page