Um dos maiores destinos náuticos da Baía de Todos-os-Santos promete estar ainda mais em evidência em 2023. Itaparica, que respira cultura, belezas naturais e uma rica gastronomia, será rota de um calendário náutico que contempla diversas modalidades ao longo do ano.
Por isso, o Mar Bahia bateu um papo com o secretário de turismo e cultura de Itaparica, André Reis, que também já esteve à frente de atuações em diversas prefeituras baianas como Maragogipe, Serrinha, Vera Cruz, Itacaré e Cachoeira, e que mais recentemente receberá a premiação de Personalidade de Destaque, em Itaparica.
***
MAR BAHIA - Após alguns anos, Itaparica volta a se consolidar como um destino turístico e, sobretudo náutico no Brasil. Fale um pouco sobre as mudanças que vem ocorrendo desde a sua gestão e quais são os frutos que Itaparica já começa a colher, desde então.
ANDRÉ REIS - Itaparica sempre foi um dos grandes destinos do Brasil . Antes de existir as zonas turísticas e com a vinda do primeiro resort no Brasil, que é o Club Med, Itaparica se diferenciava pelas praias e os serviços existentes funcionavam a contento. O que nós estamos fazendo hoje é investimentos em infraestrutura e capacitação empresarial bem como, eventos geradores de fluxo de turista mas pra isso foi necessário iniciar desenvolvendo uma pesquisa de perfil, mas os desafios ainda são longos.
MB - Carnaval Náutico, Copa de Monotipos, Copa de Vela Feminina, Regata de Saveiros, workshops... A programação de eventos náuticos previstos em Itaparica em 2023 é, não só um recorde, mas extremamente diversificada no calendário divulgado. Você pode dar um panorama dessa programação?
AR - Lançamos no maior evento náutico da América Latina, no São Paulo Boat Show, o nosso calendário e assim definimos com os organizadores parceiros toda a necessidade para a realização de cada evento. Temos datas pré-definidas mas que depende das empresas parceiras realizadoras, mas estamos cumprindo esse calendário e em 2023 viremos com mais força .
MB - Além do calendário náutico, Itaparica promete se tornar um dos locais mais visitados na Baía de Todos-os-Santos, com a abertura da Marina, reformada recentemente pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Quais são as novidades neste sentido para o uso deste equipamento?
AR - A obra física foi entregue e agora estamos aguardando a licitação de gestão onde se dará o incremento para o turismo local. A proposta é criar parceria com a gestão já que temos a parceria do governo da Bahia e assim desenvolver roteiros a partir do náutico com integração entre destinos a partir da marina.
MB - Infelizmente, não podemos deixar de falar sobre a questão de segurança. Há ações previstas para que este problema não intimide a visita de baianos e turistas a Itaparica?
AR - Este é um ponto crucial, pois não podemos falar de turismo sem incluir a segurança. A cidade já possui uma relação positiva com a companhia de polícia, sob o comando do Coronel Ricardo e do Sub comandante Daniel. A expectativa é que essa companhia vire um batalhão, aumentando assim o efetivo. Hoje, a cidade dispõe de vídeo monitoramento nos seus principais pontos turísticos, além de uma relação importante com a guarda municipal, por isso os números têm mostrado uma baixa ocorreria neste sentido.
MB- Cultura, gastronomia, história, ancestralidade, beleza, preservação...Itaparica reúne todas as vocações turísticas para serem exploradas. Qual o seu recado para quem quer visitar este destino tão plural?
AR - Criamos recentemente a página ITAPARICA EXPERIENCE no sentido de apresentar os sete segmentos do turismo em Itaparica, sendo um por dia, ou seja, o turista e ou visitante tem a oportunidade de fazer roteiros sendo um por dia, buscando a partir das segmentações, seja o religioso, náutico, ecoturismo, gastronômico, comunitário, sol e praia e histórico/ cultural. E assim conciliar também todos estes.
EVENTOS PREVISTOS EM 2023
JANEIRO - BARCO SHOW LIVE SAX
FEVEREIRO - CARNAVAL NÁUTICO DE ITAPARICA
MARÇO - MARATOUR/COPA ITAPARICA DE VELEIROS MONOTIPOS 2023
ABRIL - COPA ITAPARICA DE VELEIROS MONOTIPOS 2023
MAIO - COPA MARIA FELIPA DE VELA FEMININA
JUNHO - WORKSHOP/SEMINÁRIO NÁUTICO
JULHO - I REGATA DA INDEPENDÊNCIA - SAVEIRO DE VALA DE PENA E DE IÇAR
AGOSTO - JET SKI PRIVILEGE 2023/PIT STOP NÁUTICO ITAPARICA (VOLTA DA MARAGOJIPE)
OUTUBRO - REGATA DA PRIMAVERA
NOVEMBRO - VOLTA A ILHA E ITAPARICA - CANOAGEM
DEZEMBRO - VELA JOVEM ITAPARICA
Eu passei minha infância toda na ilha de itaparica, tinha casa em Ponta de Areia, e precencie a época de ouro da ilha, muitos veranista e era um paraíso, após a construção da Linha verde a ilha foi caindo aos poucos e a linha verde proporcionava uma viagem de carro mais tranquila e mais rápida que pegar um ferry boat, depois foi abandonada e as casas invadidas e muito roubo , e acabamos vendendo a casa depois de mais de 30 verões lá, meus avós moravam lá na frente da praia em amoreiras, foi a melhor infância que tivemos em Ponta de Areia, um paraíso e não tem uma Praia em Salvador-BA que seja melhor do que as …
Extremamente importante essas ações que estão sendo desenvolvidas porém enquanto não se realizar um trabalho de Educação Ambiental com as comunidades residentes em Itaparica tudo pode não ter o êxito esperado. A questão da segurança não é uma questão de polícia e sim buscar o desenvolvimento de Políticas públicas que contemplem e eduquem os moradores locais.
Que legal, Secretário, muita criatividade e trabalho são suas principais características enquanto gestor público. Parabéns e muito sucesso! 👏👏🏽✊✊🏾🎼🥁🎵🎻