top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

André Reis: o que vem por aí no calendário Náutico de Itaparica

Um dos maiores destinos náuticos da Baía de Todos-os-Santos promete estar ainda mais em evidência em 2023. Itaparica, que respira cultura, belezas naturais e uma rica gastronomia, será rota de um calendário náutico que contempla diversas modalidades ao longo do ano.

Foto: Divulgação

Por isso, o Mar Bahia bateu um papo com o secretário de turismo e cultura de Itaparica, André Reis, que também já esteve à frente de atuações em diversas prefeituras baianas como Maragogipe, Serrinha, Vera Cruz, Itacaré e Cachoeira, e que mais recentemente receberá a premiação de Personalidade de Destaque, em Itaparica.



***


MAR BAHIA - Após alguns anos, Itaparica volta a se consolidar como um destino turístico e, sobretudo náutico no Brasil. Fale um pouco sobre as mudanças que vem ocorrendo desde a sua gestão e quais são os frutos que Itaparica já começa a colher, desde então.


ANDRÉ REIS - Itaparica sempre foi um dos grandes destinos do Brasil . Antes de existir as zonas turísticas e com a vinda do primeiro resort no Brasil, que é o Club Med, Itaparica se diferenciava pelas praias e os serviços existentes funcionavam a contento. O que nós estamos fazendo hoje é investimentos em infraestrutura e capacitação empresarial bem como, eventos geradores de fluxo de turista mas pra isso foi necessário iniciar desenvolvendo uma pesquisa de perfil, mas os desafios ainda são longos.

Foto: Mar Bahia

MB - Carnaval Náutico, Copa de Monotipos, Copa de Vela Feminina, Regata de Saveiros, workshops... A programação de eventos náuticos previstos em Itaparica em 2023 é, não só um recorde, mas extremamente diversificada no calendário divulgado. Você pode dar um panorama dessa programação?


AR - Lançamos no maior evento náutico da América Latina, no São Paulo Boat Show, o nosso calendário e assim definimos com os organizadores parceiros toda a necessidade para a realização de cada evento. Temos datas pré-definidas mas que depende das empresas parceiras realizadoras, mas estamos cumprindo esse calendário e em 2023 viremos com mais força .


MB - Além do calendário náutico, Itaparica promete se tornar um dos locais mais visitados na Baía de Todos-os-Santos, com a abertura da Marina, reformada recentemente pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Quais são as novidades neste sentido para o uso deste equipamento?


AR - A obra física foi entregue e agora estamos aguardando a licitação de gestão onde se dará o incremento para o turismo local. A proposta é criar parceria com a gestão já que temos a parceria do governo da Bahia e assim desenvolver roteiros a partir do náutico com integração entre destinos a partir da marina.

Foto: Site Mar Bahia

MB - Infelizmente, não podemos deixar de falar sobre a questão de segurança. Há ações previstas para que este problema não intimide a visita de baianos e turistas a Itaparica?


AR - Este é um ponto crucial, pois não podemos falar de turismo sem incluir a segurança. A cidade já possui uma relação positiva com a companhia de polícia, sob o comando do Coronel Ricardo e do Sub comandante Daniel. A expectativa é que essa companhia vire um batalhão, aumentando assim o efetivo. Hoje, a cidade dispõe de vídeo monitoramento nos seus principais pontos turísticos, além de uma relação importante com a guarda municipal, por isso os números têm mostrado uma baixa ocorreria neste sentido.


MB- Cultura, gastronomia, história, ancestralidade, beleza, preservação...Itaparica reúne todas as vocações turísticas para serem exploradas. Qual o seu recado para quem quer visitar este destino tão plural?


AR - Criamos recentemente a página ITAPARICA EXPERIENCE no sentido de apresentar os sete segmentos do turismo em Itaparica, sendo um por dia, ou seja, o turista e ou visitante tem a oportunidade de fazer roteiros sendo um por dia, buscando a partir das segmentações, seja o religioso, náutico, ecoturismo, gastronômico, comunitário, sol e praia e histórico/ cultural. E assim conciliar também todos estes.


EVENTOS PREVISTOS EM 2023

  • JANEIRO - BARCO SHOW LIVE SAX

  • FEVEREIRO - CARNAVAL NÁUTICO DE ITAPARICA

  • MARÇO - MARATOUR/COPA ITAPARICA DE VELEIROS MONOTIPOS 2023

  • ABRIL - COPA ITAPARICA DE VELEIROS MONOTIPOS 2023

  • MAIO - COPA MARIA FELIPA DE VELA FEMININA

  • JUNHO - WORKSHOP/SEMINÁRIO NÁUTICO

  • JULHO - I REGATA DA INDEPENDÊNCIA - SAVEIRO DE VALA DE PENA E DE IÇAR

  • AGOSTO - JET SKI PRIVILEGE 2023/PIT STOP NÁUTICO ITAPARICA (VOLTA DA MARAGOJIPE)

  • OUTUBRO - REGATA DA PRIMAVERA

  • NOVEMBRO - VOLTA A ILHA E ITAPARICA - CANOAGEM

  • DEZEMBRO - VELA JOVEM ITAPARICA


3 comentários

3 Comments


leocal10
Jun 23, 2023

Eu passei minha infância toda na ilha de itaparica, tinha casa em Ponta de Areia, e precencie a época de ouro da ilha, muitos veranista e era um paraíso, após a construção da Linha verde a ilha foi caindo aos poucos e a linha verde proporcionava uma viagem de carro mais tranquila e mais rápida que pegar um ferry boat, depois foi abandonada e as casas invadidas e muito roubo , e acabamos vendendo a casa depois de mais de 30 verões lá, meus avós moravam lá na frente da praia em amoreiras, foi a melhor infância que tivemos em Ponta de Areia, um paraíso e não tem uma Praia em Salvador-BA que seja melhor do que as …

Like

alinepedreirademenezes
Dec 13, 2022

Extremamente importante essas ações que estão sendo desenvolvidas porém enquanto não se realizar um trabalho de Educação Ambiental com as comunidades residentes em Itaparica tudo pode não ter o êxito esperado. A questão da segurança não é uma questão de polícia e sim buscar o desenvolvimento de Políticas públicas que contemplem e eduquem os moradores locais.

Like

doraloiola
Dec 13, 2022

Que legal, Secretário, muita criatividade e trabalho são suas principais características enquanto gestor público. Parabéns e muito sucesso! 👏👏🏽✊✊🏾🎼🥁🎵🎻

Like
bottom of page