Atenção: Salvador e mais 17 cidades terão radiação UV muito alta ou extrema, aponta Inema
- Mar Bahia

- há 15 horas
- 1 min de leitura

A radiação ultravioleta (IUV) deve permanecer em níveis muito altos ou extremos na Bahia ao longo desta semana, com índices entre 9 e 12 nas 18 cidades monitoradas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A previsão é válida até domingo (06) e foi elaborada com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Em Salvador, o índice deve permanecer em 10 até quinta-feira (03) e subir para 11, considerado extremo, entre sexta (04) e domingo. Feira de Santana terá comportamento semelhante. Já Paulo Afonso, Juazeiro e Remanso podem atingir IUV 12 no sábado e no domingo. Senhor do Bonfim e Morro do Chapéu também devem alcançar esse patamar no domingo.
O Índice Ultravioleta mede a intensidade da radiação UV que chega à superfície e os possíveis efeitos sobre a saúde. Pela classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), índices de 8 a 10 são considerados muito altos, enquanto valores acima de 11 são extremos.
Diante dos níveis previstos, o Inema recomenda atenção redobrada durante a exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h. O uso de protetor solar, chapéu e óculos com proteção contra raios UV, além da hidratação, ajuda a reduzir os riscos à pele e aos olhos.






Comentários