top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Baía de Aratu recebe a III Copa Vela de Simões Filho

BAÍA DE ARATU, tríplice fronteira entre Salvador, Simões Filho e Candeias é sem dúvida uma joia da natureza. Considerada o “porto seguro” para muitos navegadores, que ao encontrarem situações adversas de navegação nas águas da Baía de Todos-os-Santos, vêm abrigar-se nessa linda região, de águas calmas, vegetação abundante e rica fauna.

A maior parte dela pertence à cidade de Simões Filho, que em novembro de 2023 comemora os 62 anos de emancipação.

Foto: Will Recarey

Dentro dela podemos encontrar a Base Naval de Aratu, o Porto de Aratu, o Grande Moinho Aratu, o Porto de Cotegipe, além de diversos empreendimentos náuticos a exemplo da Marina Aratu, Aratu Iate Clube, Ocemma Iate Clube o grande Estaleiro da A Belov Engenharia.


Somadas as embarcações à vela e motor, a Baía de Aratu supera as 1.600 unidades e continua a crescer, assim como vem crescendo o segmento náutico nas suas mais variadas vertentes. É nesse cenário que acontece a III Copa de Vela Simões Filho neste fim de semana (25 e 26).


No primeiro dia (25), o evento contemplará os “Veleiros de Oceano”, embarcações de maior porte, com tripulação média de cinco pessoas. No segundo dia (26) é a vez das embarcações de menor porte, os “Veleiros Monotipos”, distribuídos em diversas classes como Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17, Nacra, Laser, Dingue, 420, dentre outras, além dos Optmists, considerados “Barcos-escola”, para crianças e jovens entre 07 e 15 anos.


Como classe especialmente convidada teremos o Windsurf (ou Prancha à Vela), que através de uma parceria com a “Guarderia Beira Mar”, de Ubiracy e Matheus Mesquita, promete um quórum bastante representativo.


NÁUTICA & TURISMO


As condições naturais encontradas na Baía de Todos-os-Santos para a prática de esportes náuticos são únicas no mundo. Somos a maior baía tropical do planeta, com condições de navegabilidade durante todo o ano, boa temperatura da água, ventos constantes, além da proximidade de terra em cada canto que se vá na BTS.

Foto: Will Recarey

E através dos esportes náuticos, a exemplo do Iatismo, modalidade contemplada na III COPA DE VELA DE SIMÕES FILHO, vamos divulgando, fomentando e ampliando o TURISMO NÁUTICO em toda a região.


A cada dia navegadores de diversas partes do mundo querem conhecer e navegar nas famosas águas da Baía de Todos-os-Santos, descritas nos livros de Jorge Amado, registradas nas fotografias de Pierre Verger ou imortalizadas nas pinturas de Bel Borba.


PROGRAMAÇÃO


O QG do evento será a Marina Aratu, tradicional entidade náutica com mais de 25 anos de fundação. Findadas as competições nas águas da Baía de Aratu, navegadores, autoridades municipais e estaduais, imprensa e especiais convidados, se reunirão para uma animada Cerimônia de Premiação por volta das 15h30.


Serão premiados com troféus os 03 primeiros colocados de cada classe. Todos os navegadores inscritos também participarão de um sorteio de brindes da Campomar Náutica e Z6 Náutica, com diversos produtos de qualidade.


FEIRA DE ARTESANATO DE SIMÕES FILHO


Uma Feira de Artesanato com profissionais de Simões Filho também estará funcionando durante todo o final de semana, das 10h00 às 17h00, também na sede da Marina Aratu.

Nela serão comercializadas diversas opções de artesanato em madeira, barro, tecido, tela, conchas do mar, dentre outros, à preços extremamente acessíveis.


INSCRIÇÕES


As inscrições eletrônicas já estão abertas nos seguintes links:


VELEIROS DE OCEANO


MONOTIPOS


Ou ainda no site www.marinaaratu.com

O evento é uma realização da Marina Aratu e da Via Náutica Consultoria e Eventos e conta com a Gerência Técnica de Andre Costa, na Comissão de Regata.


Patrocínio Master da PREFEITURA DE SIMÕES FILHO e SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA. Tem o patrocínio da FUNDAÇÃO ALEIXO BELOV, GRUPO LIMAX Energia Solar e CAMPOMAR NÁUTICA.


Apoio do Aratu Iate Clube, Guarderia Beira Mar, Flotilha Baiana de Hobie Cat, Z6 Náutica e Uranus Dois Comunicação;


Apoio Técnico da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA) e Federação de Esportes Náuticos do estado da Bahia (FENEB);


Apoio Institucional da Capitania dos Portos da Bahia, Meninas da Vela e Associação Náutica da Bahia (ANB) e Apoio de Mídia da Tribuna da Bahia, Site Mar Bahia e Programa A Bordo - Rádio Metrópole FM.


Informações: vianautica.nautica@yahoo.com.br

0 comentário

Comments


bottom of page