• Mar Bahia

Boipeba: o point flutuante de Tânia Venturinha

Atualizado: 1 de Out de 2018

Foto: Uendel Galter


É em pleno Rio do Inferno que se encontra a porta de entrada de um verdadeiro paraíso: os criatórios de ostras, no povoado de Canavieiras, em Boipeba. Os locais são simples, mas o pioneiro e maior deles, a Cabana de Tânia Venturinha, oferece uma estrutura e atendimentos dignos de quem curte rusticidade e os sabores típicos das iguarias do rio e do mar.


Proprietária e nativa do lugar, Tânia conta que teve a ideia de montar o flutuante há

cerca de 20 anos. O negócio que começou pequeno foi dando certo e ampliando cada vez mais a natureza do serviço. De acordo com ela, são cerca de 200 lanternas (artefato de rede) que, submersas nos criatórios, dão aos visitantes o deleite que eles procuram: ostras e lambretas enormes, que o bar serve gratinados ou “in natura”. “Cada lanterna abriga cerca de 100 ostras...20 em cada gomo, então, quem chega aqui sabe que vai consumir tudo fresquinho e feito com capricho”, conta. Além das ostras, ela investe também em um criatório de Beijupirá, que chama atenção logo na entrada do bar.



Outros flutuantes menores também oferece um serviço semelhante, mas com uma menor estrutura. A exceção fica por conta de um navio ancorado próximo, e que também serve as iguarias, destinadas mais especificamente aos turistas. O público, em sua maioria, chega em lanchas alugadas e particulares, que fez do local um point, passando o dia e curtindo a vista, que oferece um dos mais bonitos fins de tarde da ilha.


Como chegar

Para chegar aos flutuantes de Canavieiras é preciso, ou ir de embarcação particular, ou fretando barcos que saem, tanto de Boipeba (mais próximo) ou de ilhas próximas como Garapuá e Morro de São Paulo. O passeio está incluído dentro do roteiro de Volta à Ilha, que a maioria das agências e operadores de turismo oferecem, mas fora da alta estação, é mais fácil conseguir alugar um barco pra curtir as cabanas durante um dia inteiro, sem pressa.


#Partiu

Lancha Rápida

No porto de Valença partem lanchas de hora em hora até a ilha de Boipeba.


Bus

Do Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador, ferryboats fazem a travessia até Bom Despacho, com duração de aproximadamente 1h. Em Bom Despacho, ônibus saem até a cidade de Valença, de onde partem inúmeras embarcações e ônibus até Boipeba.


#costadodende #boipeba #canavieiras #ostras #taniaventura #riodoinferno #marbahia


Fotos: Mar Bahia/Reprodução Redes Sociais

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.