top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Boipeba: um destino apaixonante na Costa do Dendê

A Bahia tem inúmeros paraísos dentre os seus destinos, mas sempre tem aquele que, apesar da passagem do tempo, preserva a sua essência e faz a gente querer voltar. Boipeba é um deles. Localizada na Costa do Dendê, a ilha fica a cerca de 50 milhas de Salvador, em uma viagem longa, que vale cada minuto de espera para desembarcar em um paraíso. O Mar Bahia passou por lá e destacou alguns dos roteiros imperdíveis na ilha:

Foto: Site Mar Bahia
  • Como chegar à Boipeba dura mais da metade de um dia, aproveite o resto do tempo para aportar com calma, deixando as bagagens em seu destino e dando uma caminhada pela praia ao entardecer. Tomamos uma cerveja no conhecido Restaurante Família, embaixo de sua famosa amendoeira, almoçamos a um preço bastante convidativo e batemos um papo com seu dono, o "Família", que cumprimenta a todos pelas mesas. Em frente ao restaurante, um simpático senhor apelidado de "Papai Noel" vende picolés com sabores nativos, como mangaba e açaí com maracujá. Vale a pena experimentar!

Foto: Site Mar Bahia
  • O passeio mais tradicional em Boipeba é o "Volta à Ilha", que dura um dia inteiro e acontece a bordo de lanchas rápidas a partir das 8h, quase que diariamente. A programação passa pelas Piscinas Naturais de Moreré, Praia de Bainema, Castelhanos, Cova da Onça e Canavieiras (Flutuantes). O valor gira em média de R$100,00 por pessoa, mas é possível negociar com agentes informais que sempre irão te abordar em qualquer lugar da ilha. Não esqueça de levar seu equipamento de mergulho básico (máscara e snorkel) e não faça como muitos turistas que pisam nos corais das piscinas. Capriche no chapéu, óculos escuros e bastante protetor solar. Imperdível também saborear os pasteis locais de lagosta, aratu e camarão.

Foto: Site Mar Bahia

Uma outra opção bem legal em Boipeba é ir a pé ou de trator da vila até a Praia da

Cueira. O acesso pode ser feito a pé, via uma trilha (bem quente) ou de trator/quadriciclo, que saem regularmente no chamado Ponto do Trator. A Cueira é um verdadeiro paraíso de águas cristalinas, onde muitos artistas, autoridades e personalidades desembarcam para provar a famosa lagosta do Guido. Pescador local, ele desenvolveu, ao longo de quase 40 anos, receitas variadas com o crustáceo, que vai do sabor tradicional até variações com abacaxi, banana, manteiga e mel. É de comer rezando! De acordo com ele, a procura é tanta, que vende em média mais de 100kg por dia. Ao lado de Guido, uma opção mais em conta é a Barraca Nativa. Procure por Johnatan e se delicie com peixes, lagostas e lambretas bem servidos e com um ótimo atendimento, com direito a wifi e a simpatia do dono. O mais legal é que logo ao lado fica um ponto de quadriciclo, onde é possível voltar em menos de 10 min à vila.

Foto: Site Mar Bahia
  • Impossível ir à Boipeba e não conhecer os flutuantes. O local fica em Canavieiras, cerca de 20 min de lancha da Vila. O maior e com melhor estrutura é o Cabana da Tãnia Venturinha, onde sempre voltamos para saborear as ostras que são criadas no local, além da caipirinha de cacau com limão e o siri frito feitos pela própria Tânia. Um show de empreendedorismo e simpatia. Uma dica para quem quer pagar menos do que fretar uma lancha particular é pegar a mesma lancha que vai até Graciosa ou Valença. O valor é mais em conta e eles te deixam e pegam em horários combinados.

Foto: Site Mar Bahia

Mas é delícia que você quer? Então, reserve pelo menos algumas horas para uma noite inesquecível no melhor restaurante de Boipeba: o Flor da Lua, da chef Paula. Nascida em Boipeba, ela ganhou o mundo ao descobrir sua paixão pela gastronomia e investir em cursos pela Europa, sobretudo na França.

O resultado é um deleite em pratos autorais como o "Sinfonia do Mar", que traz uma massa impecável regada com lagostas, mexilhões, camarões, lula, polvo, salmão em um molho especial que, literalmente, faz sua alma vibrar em uma verdadeira sinfonia de sabores. Parada obrigatória!


  • Não deixe de agendar um dia de passeio com a turma do Namastê Boipeba, com Rodrigo e Bruna. Eles apostam em uma proposta de total interação com a natureza, proporcionando passeios de caiaque, mergulhos e trilhas especiais pela ilha.

  • Já conhece o Cabeludo? Se não, passe pelo Museu dos Ossos, próximo ao Ribeirinho, e vá com tempo livre para ouvir as boas histórias dele. Nativo da região, ele criou o local há quase 50 anos, reunindo um acervo de ossos de animais marinhos como baleias, golfinhos, tartarugas e outras espécies de peixes e crustáceos.

Foto: Site Mar Bahia
  • Um outro local bem conhecido em Boipeba é o "Mirante do Quebra Cu". Sim, o pitoresco nome batiza o atrativo, que tem acesso um pouco difícil e íngreme, mas que vale a pena pela vista panorâmica da ilha, sobretudo no entardecer. Cuidado na descida! Lembre-se do nome!

  • Na ilha ninguém tem pressa. Tudo é feito a pé ou de barco. Não há espaço para grandes barulhos nem mau humor. Por onde quer que você passe, será saudado com um bom dia e pessoas simples prontas para lhe ajudar ou puxar uma prosa. À noite, a pracinha se ilumina com opções para todos os bolsos e uma variada gastronomia.

Foto: Site Mar Bahia

Uma coisa curiosa em Boipeba é a quantidade de cachorros. A maioria vira-latas. Mas, quase todos tem um "dono", que o chama pelo nome e vai em sua companhia onde quer que vá. É provável que você se depare com muitas dessas histórias engraçadas pelos caminhos. Boipeba é um local cheio de boas energias. A gente esquece da cidade, do computador, do celular, tem preguiça até de fotografar, só pra curtir os momentos. Certamente, só indo muitas vezes para conhecer e curtir todos os atrativos da ilha, cercada de água e poesia. E é essa a nossa desculpa para sempre voltar. Se você ainda não foi, então vá!


SERVIÇO

  • Restaurante Flor da Lua - (75) 99848-4848

  • Cabana da Tânia Venturinha - (75) 99142-0914

  • Barraca Nativa (Johnatan) - (73) 999346787

  • Restaurante do Guido - (75) 99984-2206/ (75) 99907-7049

  • Aluguel de Casas - (71) 99226-4411 (Karen)

  • Guias: Erik (75) 99882-0184/Daniel (75) 99865-2647



0 comentário
bottom of page