top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Cais em risco no Porto da Barra

É incrível como algo que às vezes está bem à nossa vista pode passar despercebido. A maravilhosa paisagem do Porto da Barra esconde um problema iminente: a erosão e ruptura do cais, de onde todos os dias dezenas de pessoas brincam de pular, registram fotos ou usam a estrutura como apoio de embarque e desembarque no Forte Santa Maria.

Foto: Bernardo Mussi

O problema foi apontado pelo mergulhador baiano Bernardo Mussi, que além de ser um entusiasta da Baia de Todos os Santos, é idealizador do Projeto Fundo da Folia. "As últimas ressacas e o tempo sem manutenção deixaram sua estrutura em situação preocupante. Não sou técnico mas acho que a parte mais afetada pode ruir em algum momento. A ideia é saber quais os órgãos públicos devemos procurar (Marinha, IPHAN, SPU, PMS...) para tentar viabilizar o serviço, inclusive, se for o caso, com o apoio da iniciativa privada", compartilhou Bernardo nas redes do Grupo Kirimurê, onde personalidades, jornalistas e outros incentivadores debatem ações importantes para o desenvolvimento da BTS.


O Forte de Santa Maria é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, mas de acordo com as informações levantadas, o tombamento se estende ao cais, mas somente ao casario.

Foto: Bernardo Mussi

"A percepção que tenho junto com pescadores locais, barraqueiros e frequentadores é que há a possibilidade de desabamento da estrutura caso venham outras ressacas. E o que preocupa em primeiro lugar é a segurança. Muita gente usa o cais para saltar na água, pescar, curtir o visual e até passar pelo buraco mergulhado quado a maré está cheia. Ficamos apreensivos de acidentes se a estrutura ruir. Caso isso ocorra, sem a proteção do cais, a maré de ressaca pode invadir a área de muitos trabalhadores da praia e a rampa onde estão as embarcações dos pescadores artesanais", conclui Bernardo, que também está à frente da criação do Parque Marinho da Barra.


A perspectiva é que ainda esta semana o cais secular receba a visita de especialistas e órgãos responsáveis para a resolução do problema. A cidade e a BTS agradecem! Vamos seguir acompanhando!


0 comentário
bottom of page