top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Campanha alerta para acidentes com baleias jubarte

O período migratório das baleias jubarte no Brasil se aproxima e o Instituto Redemar Brasil, com o objetivo de ação preventiva, criou uma campanha informativa para a conscientização de todos os usuários da região costeira para que estes assumam um comportamento mais cuidadoso durante as navegações, e assim, contribuam para que o número de acidentes com as embarcações ou enredamento com animais de grande porte possam diminuir.

Foto: Divulgação

Victor Bandeira, coordenador do projeto Baleias Soteropolitanas (PBS), chama atenção para um acidente recente que não aconteceu no Brasil, mas que ficou conhecido mundialmente: um passeio pela costa de Baja Califórnia, no México, que não terminou bem. Um barco-guia que levava turistas colidiu com uma baleia jubarte gigante e foi arremessado no ar. Cinco turistas ficaram feridos, sendo que três precisaram ser atendidos e uma em estado grave. “É importante reforçar os avisos para que todos estejam atentos e possamos salvaguarda a todas as vidas”, alerta Bandeira.


“Cada vida importa e por isso precisamos estar atentos. Os mares são de todos e para todos. Navegar é preciso, não importa se a trabalho, lazer ou esporte, o que pedimos é prudência, conscientização para que todos que saíram de casa para o mar possam voltar para seus lares e isso vale, também, para as baleias ou qualquer animal marinho de grande porte”, fala o presidente da Redemar William Freitas.


Sobre a campanha, a ênfase será nos alertas para os cidadãos sobre a importância de estarem atentos aos sinais de presença da baleia no perímetro das atividades, isso porque no Brasil, no ano passado ocorreram vários incidentes com baleias e redes de pesca. Além da campanha, a cartilha ilustrada de boas práticas continua disponível para download aqui.

0 comentário
bottom of page