O período migratório das baleias jubarte no Brasil se aproxima e o Instituto Redemar Brasil, com o objetivo de ação preventiva, criou uma campanha informativa para a conscientização de todos os usuários da região costeira para que estes assumam um comportamento mais cuidadoso durante as navegações, e assim, contribuam para que o número de acidentes com as embarcações ou enredamento com animais de grande porte possam diminuir.
Victor Bandeira, coordenador do projeto Baleias Soteropolitanas (PBS), chama atenção para um acidente recente que não aconteceu no Brasil, mas que ficou conhecido mundialmente: um passeio pela costa de Baja Califórnia, no México, que não terminou bem. Um barco-guia que levava turistas colidiu com uma baleia jubarte gigante e foi arremessado no ar. Cinco turistas ficaram feridos, sendo que três precisaram ser atendidos e uma em estado grave. “É importante reforçar os avisos para que todos estejam atentos e possamos salvaguarda a todas as vidas”, alerta Bandeira.
“Cada vida importa e por isso precisamos estar atentos. Os mares são de todos e para todos. Navegar é preciso, não importa se a trabalho, lazer ou esporte, o que pedimos é prudência, conscientização para que todos que saíram de casa para o mar possam voltar para seus lares e isso vale, também, para as baleias ou qualquer animal marinho de grande porte”, fala o presidente da Redemar William Freitas.
Sobre a campanha, a ênfase será nos alertas para os cidadãos sobre a importância de estarem atentos aos sinais de presença da baleia no perímetro das atividades, isso porque no Brasil, no ano passado ocorreram vários incidentes com baleias e redes de pesca. Além da campanha, a cartilha ilustrada de boas práticas continua disponível para download aqui.
Comments