• Mar Bahia

Capitania dos Portos da Bahia lança campanha Legal no Mar 2021-2022

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) lança nesta sexta-feira (10), às 19 h, no salão de eventos do Yacht Clube da Bahia, a cerimônia de lançamento da 26ª edição da Campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança”, em paralelo com a Operação Verão 2021/2022, realizada pela Marinha em todo o país.

Foto: Divulgação

Criada em 1996, a Legal no Mar consiste em um conjunto de ações educativas, relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico causado por embarcação. Já a Operação Verão, que este ano aborda o tema “Navegue Seguro: a nossa melhor escolha”, tem foco na fiscalização de embarcações.


Durante todo o verão, a CPBA e as suas Organizações Militares (OM) subordinadas - as Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e em Porto Seguro – intensificarão a fiscalização do tráfego aquaviário no litoral baiano, e realizarão palestras nas colônias de pescadores e entidades náuticas, com o objetivo de instruir o público sobre as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM). Juntas, as três OM somam cerca de 32 mil amadores inscritos e 27 mil embarcações cadastradas, em um total de 1.100 km de extensão da costa baiana.


Durante a cerimônia, serão apresentados os vídeos produzidos para a campanha, que contam com a participação dos artistas Durval Lelys, Ricardo Chaves e Luiz Caldas. Participam ainda dos vídeos os atletas e medalhistas olímpicos Robert Scheidt, Martine Grael, Italo Ferreira e Edvaldo Valério. A velejadora Juliana Duque, medalhista dos Jogos Pan-Americanos, e o velejador Rafael Martins também integram o time de peso da campanha. Todos os atletas e artistas cederam, gratuitamente, suas imagens.


Para a divulgação da Campanha Legal no Mar estão previstas ainda ações de presença de militares da Marinha em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, realizando palestras educativas sobre as principais normas de segurança da navegação, além de distribuírem material gráfico informativo.


Dados da Operação Verão 2020/2021 na Bahia:


Foram realizadas 4.998 ações de fiscalização do tráfego aquaviário, com o registro de 7.405 abordagens a embarcações de esporte de recreio, sendo que destas, 589 foram notificadas e 54 apreendidas; 41 testes de alcoolemia foram aplicados.


0 comentário