• Mar Bahia

Caso dos velejadores: reviravolta, apoio e incertezas

O caso dos velejadores brasileiros presos em Cabo Verde segue ainda sem uma definição clara, mas com algumas reviravoltas que tem movimentado - e muito - a sua discussão na mídia e entre os magistrados no arquipélago.

As últimas informações divulgadas revelam que a marca do personagem "Zorro" que havia sido timbrada na sentença do processo foi misteriosamente retirada após denúncias dos advogados de defesa dos brasileiros sobre o desrespeito de tal imagem em um documento da república. Juízes e advogados de Cabo Verde também censuraram o ato, o que levou o Conselho Superior da Magistratura Judicial, após denúncia da Ordem dos Advogados, a abrir um processo disciplinar contra o juiz Antero Tavares, levando à descoberta de dois documentos diferentes relativos à mesma sentença: um com a imagem e outro sem - porém ambos com a assinatura do juiz - o que leva à suspeita de crime de falsificação de um documento oficial. Sendo comprovada a fraude, é possível que haja a anulação da sentença.


Veja também:

Lars Grael envia vídeo de apoio aos velejadores brasileiros presos em Cabo Verde

Protesto no mar pede justiça em Salvador


"É lamentável essa situação. Um ofensa e falta de respeito aos velejadores, às famílias e aos advogados. Isso demonstra parcialidade do juiz . Ele não permitiu ouvir as testemunhas de Rodrigo Dantas durante o julgamento, entre elas, o Delegado da Policia Federal. Somente isso , cerceamento de defesa, já é passível de nulidade do processo. Toda a sentença é recheada de insanidades jurídicas. Mas, para isso , existem as instancias superiores, formada por um colegiado e tenho certeza que a justiça será feita. Enquanto isso, meu filho continua preso, pagando por um crime que não cometeu", declara João Dantas, pai do velejador baiano Rodrigo Dantas, ao Mar Bahia.


Ainda nesta quarta-feira (16) o deputado baiano Antonio Imbassay, que recebeu a família dos velejadores no mês passado, em Brasília, publicou um documento onde declara Moção Oficial de Apoio e Solidariedade aos velejadores, através da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.


Fotos: Divulgação

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.