top of page

Céu de brigadeiro e mar de almirante na Regata Aratu-Salinas

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • há 10 minutos
  • 5 min de leitura

Céu claro, dia ensolarado, ventos constantes e mar tranquilo: a fórmula perfeita para quem ama velejar pela Baía de Todos-os-Santos. Assim foi a Regata Aratu-Salinas 2025, com largada na Baía de Aratu, em Simões Filho, nas águas próximas a Ilha de Maré.


Foto: André Sá
Foto: André Sá

Ao todo, entre Veleiros de Oceano e Monotipos, o evento reuniu 80 embarcações e mais de 350 velejadores, da Bahia, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Além do belo e agradável percurso, os participantes elogiaram a ótima estrutura de receptivo na Marina de Salinas da Margarida, uma das 11 obras estruturantes do Prodetur Bahia, do Governo do Estado/SETUR, na Baia de Todos-os-Santos, sob gestão da Marinas Portmar.


SERVIÇO DE TRANSLADO


Foto: André Sá
Foto: André Sá

A coordenação do evento também ofereceu aos velejadores que optaram em não utilizar o píer e fundearam seus barcos próximo à marina de Salinas da Margarida, uma moderna embarcação, com capacidade para 20 passageiros e rádio VHF. O serviço foi oferecido até a 1 hora da manhã do dia 16, permitindo que muito velejadores, ao findar a Cerimônia de Premiação, pudessem participar do “Mega” Festival de Salinas, com diversas atrações musicais.


CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO – ESPAÇO GOURMET


Precedida de um delicioso e agradável jantar de congraçamento, a Cerimônia de Premiação a teve início às 19h30 no “Espaço Gourmet” do Festival de Salinas, local à beira mar, muito bem estruturado e bastante confortável. No palco a apresentação do Grupo Musical “Samba de Última Hora”, com um repertório de muita qualidade, animou a todos e foi muito elogiado.


Foto: André Sá
Foto: André Sá

A Cerimônia de premiação contou com as presenças do Secretário de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura de Salinas da Margarida, Euclides Freitas, representando a Prefeita do Município Professora Mara e o vice-prefeito “Memezinho”.


Também presentes o Presidente da Marina Aratu Antônio Barreto, o capitão da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA) Maurício Sacchi, a Sra. Bruna Albuquerque, da Secretaria de Turismo da Bahia, representando o Secretário Maurício Bacellar, o Comodoro do Aratu Iate Clube Lúcio Bahia, o Comodoro do Clube Angra dos Veleiros, Márcio Pinho, Wilson Vilarino, Gerente Operacional da Marina de Salinas da Margarida, Horácio Ganem, liderança da Flotilha Baiana de Veleiros Monotipos, o Presidente do Observatório da BTS Moysés Cafezeiro, o Presidente do Clube de Regatas São Salvador Mário Agra e a presidente da Associação das Mulheres do Mar (AMMAR) Agatha Wicks.


PREMIADOS


A REGATA ARATU-SALINAS 2025 premiou dois veleiros com o “Troféu Fita Azul”, os primeiros a cruzarem a linha de chegada em Salinas da Margarida. Como o evento foi composto de duas largadas, uma as 11h15 outra às 11h30, foram premiados o primeiro veleiro a chegar de cada uma dessas largadas.


Os veleiros “STELLA SOLARIS”, da Bahia Marina, comandado pelo Capitão Marcos Saraiva e o “MARUJOS TCM CAPITAL” do Aratu Iate Clube, sob o comando do Capitão Wallace Wicks, foram os vencedores, portanto, dos “Troféus Fita Azul”.


RESULTADO


Classe Aberta Monocasco

1º lugar – Ventania

2º lugar – Banho Maria

3º lugar – Igarité


Classe RGS A

1º lugar – Raoni

2º lugar – Piaba

3º lugar – Intensidade


Classe RGS B

1º lugar – Drakon

2º lugar – Jari

3º lugar – Artemis


Classe RGS C

1º lugar – Éolo

2º lugar – Doventto

3º lugar – Nipote


Classe RGS CRUISER

1º lugar – Stella Solaris

2º lugar – Fantasia


Classe RGS Geral

1º lugar – Drakon

2º lugar – Raoni

3º lugar – Jeri


Classe VPRS

1º lugar – Maroto

2º lugar – Marujos TCM Capital

3º lugar – Papaléguas / Piabinha


Classe Aberta Multicasco B

1º lugar – Tritão IV


Classe Aberta Multicasco C

1º lugar – Sea Walker

2º lugar – Ajjax


Classe Mini 6.5

1º lugar – Maratu


Classe Monotipo Especial

1º lugar – Admirado

2º lugar – Vulto

3º lugar – Arriscado


Classe Dingue

1º lugar – Amado

2º lugar – Magnífico

3º lugar – Belpomar


Classe Daysailer

1º lugar – Pretinha

2º lugar – Xaréu

3º lugar – Segue o Plano


Classe Hobie Cat 14

1º lugar – Pretinho do Poder


TURISMO NÁUTICO – ESTRUTURA & RESULTADOS


A Marina de Salinas da Margarida compreende uma área de 24 mil metros quadrados e oferece novas barracas (quiosques) na praça, um píer de atracação com capacidade para até 35 veleiros de médio porte na área molhada, além de um projeto de requalificação urbanística e paisagística no entorno das edificações.


Através de equipamentos como esse é que os roteiros náuticos são viabilizados de forma segura e funcional para o turista, incrementando o fluxo de embarcações na região, permitindo aos navegadores pernoites tranqüilas e resultando em um aquecimento significativo na cadeia produtiva associada ao turismo.


Aumento da ocupação hoteleira e do fluxo de visitantes que se utilizarão de restaurantes, bares, transporte e comércio em geral são resultados que já começam a ser sentidos.


Foto: André Sá
Foto: André Sá

PERCURSO ÍMPAR


A REGATA ARATU-SALINAS 2025 tem em seu percurso um dos seus maiores atrativos. Após partirem das águas da Baía de Aratu, em Simões Filho, próximo a Ilha de Maré, os navegadores passam por belas regiões como Ilhas dos Frades, onde podemos encontrar a paradisíaca praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, a mais visitada da Baía de Todos-os-Santos, e detentora do selo bandeira azul desde o ano de 2015.


Passam também pela Reserva Ambiental da Ilha do Medo, a histórica cidade de Itaparica, considerada o “paraíso da vela no Brasil”, chegando finalmente à Marina de Salinas da Margarida.


TURISMO NÁUTICO COM SUSTENTABILIDADE


Os eventos envolvendo embarcações à vela, a exemplo da REGATA ARATU-SALINAS são extremamente sustentáveis. Os veleiros se utilizam da energia mais limpa da natureza como força motriz – a ENERGIA EÓLICA. Outra prática extremamente rigorosa por parte dos velejadores é de que nenhum tipo de lixo é jogado no mar. O lixo só é descartado ao chegar ao porto de destino, e acondicionado em local apropriado.


Outro bem natural bastante valorizado e respeitado pelo velejador é a água. Com capacidade restrita do líquido a bordo, os tripulantes usam a utilizam de forma consciente, não cabendo qualquer tipo de desperdício.

IMPORTANTES PARCEIROS


A REGATA ARATU-SALINAS 2025 é uma realização da Marina Aratu e tem o Patrocínio Master da SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA. Contou com o importante apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE SALINAS DA MARGARIDA e da MARINAS PORTMAR.


Apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA). Apoio Institucional da Capitania dos Portos da Bahia e da Associação Náutica da Bahia (ANB) e Gerência Técnica de André Costa e Ivan Cândido.


Apoio de Mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia, da Uranus 2 Comunicação, do Programa A Bordo, (Rádio Metrópole FM) e do Site Nautinews. Cobertura Fotográfica e filmagem de André Sá e Beatriz Albuquerque.

Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page