top of page

Comando do 2º Distrito Naval celebra 80 anos do “Dia da Vitória”

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • há 20 minutos
  • 2 min de leitura

A Marinha do Brasil (MB) celebrará os 80 anos do “Dia da Vitória” no dia 8 de maio, às 16h, no Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), no bairro do Comércio, em Salvador. A data representa o momento histórico em que as tropas aliadas superaram as forças nazistas e fascistas durante a Segunda Guerra Mundial.


Após quase seis anos de destruição e sofrimento, entre 1939 e 1945, veio o fim da Guerra com a rendição incondicional da Alemanha, após o cerco à sua capital, Berlim, e a morte do líder do governo nazista. Na ocasião, a MB teve papel relevante, especialmente na Batalha do Atlântico, conhecida como a mais longa e contínua campanha militar da Segunda Guerra Mundial. A missão foi patrulhar o Atlântico Sul e proteger os comboios de navios mercantes que trafegavam entre o Mar do Caribe e o litoral sul brasileiro, defendendo-os de submarinos e navios corsários dos países do Eixo.


A atuação da MB foi decisiva para garantir o fluxo de recursos e reforços aos aliados, contribuindo diretamente para a vitória na Segunda Guerra Mundial e para a defesa da Soberania Nacional. Além da MB, o Exército Brasileiro (EB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) também participaram dos combates travados no decorrer da guerra, no teatro europeu, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB). No período, a FEB destacou-se em batalhas decisivas, como as de Monte Castello, Castelnuovo, Montese e e Fornovo di Taro, onde, ao lado das Forças Aliadas, infringiu severas derrotas ao inimigo, contribuindo para a libertação dos territórios ocupados e para o fim do confronto na Europa.


O número de vidas perdidas de brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial expressa o sacrifício dos militares, cujo país foi o único da América do Sul a enviar soldados para lutar no campo de batalha europeu. Dos cerca de 25 mil militares da FEB direcionados ao norte da Itália para lutar junto ao Exército americano, quase 500 tombaram em combate. Número semelhante de militares da MB perdeu suas vidas, de um contingente de 7 mil militares mobilizados em missões de escolta a navios de guerra e mercantes sob ameaça no Atlântico. Entre ataques do Eixo e acidentes, a guerra vitimou mais de mil brasileiros no mar.

Comments


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page