top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Comando do 2º Distrito Naval lança sinalização pública para previsão do tempo em Salvador

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 2º Distrito Naval, informa que está sendo disponibilizado no mastro localizado no topo do prédio-sede, sinais que visam divulgar amplamente as condições meteorológicas vigentes. Trata-se de uma simbologia simples, prevista no Código Internacional de Sinais (CIS), composta de um mastro e três adriças, conforme a imagem abaixo. Pode ser observado, da esquerda para a direita:

1ª adriça: apresenta a “intensidade do vento”, constando de quatro a cinco bandeiras, onde as três primeiras, de cima para baixo, não variam, de acordo com a legenda abaixo:


2ª adriça: apresenta o “alerta meteorológico”, constando de apenas uma bandeira, verde, amarela ou vermelha, de acordo com a legenda abaixo:


3ª adriça: apresenta a “condições do tempo”, constando de três ou quatro bandeiras, onde as três primeiras, de cima para baixo, não variam, de acordo com a legenda abaixo: Espera-se tempo bom. Não espera modificações nas condições do tempo. Espera-se mau tempo Neste Comando Distrital, o mastro ficará localizado conforme a foto abaixo:

O Comando do 2º Distrito Naval vem incentivando que todas as marinas, iates clubes, atracadouros e terminais utilizem tal simbologia. Com essa medida, espera-se possibilitar que as informações sobre as condições meteorológicas vigentes possam alcançar o máximo de navegantes possível, contribuindo assim com o incremento da mentalidade de segurança marítima.


0 comentário
bottom of page