top of page

Começa a temporada de Baleias-Jubarte em Salvador

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

As primeiras baleias-jubarte da temporada 2025 já estão sendo registradas pelo Projeto Baleia Jubarte e seus parceiros na Baía de Todos os Santos, Rio Vermelho e na Travessia Salvador - Morro de São Paulo, animando os pesquisadores e os operadores do Turismo de Observação que aguardavam o início da temporada reprodutiva da espécie na região para iniciar suas atividades.

Foto: Projeto Baleia Jubarte
Foto: Projeto Baleia Jubarte

Na temporada 2024 foram realizadas 1012 avistagens de baleias no ponto fixo montado pelo Projeto no Museu Náutico da Bahia/ Farol da Barra com apoio da Marinha do Brasil. Segundo Gustavo Rodamilans, coordenador do Projeto Baleia Jubarte em Salvador, “É muito importante continuar realizando o monitoramento desses animais e a localização do ponto fixo no Museu Náutico é estratégica, não só pela sua posição, mas também por permitir realizar junto aos visitantes do museu atividades de Ciência Cidadã e o trabalho de sensibilização ambiental”.


Rodamilans conta que no ano passado foram realizados atendimentos a mais de 120 escolas no Museu, com um total de 5000 alunos, além de mais de 60 mil visitantes tiveram a oportunidade de ver a exposição “BALEIAS URBANAS SOTEROPOLITANAS”, e a expectativa é atender ainda mais público em 2025. “Este ano, será exibida no Museu Náutico uma outra exposição, intitulada “SALVADOR DAS BALEIAS”, que tem o enfoque em contar sobre a biologia, comportamento e a relação histórica entre as baleias e a cidade de Salvador, ” complementa.


Quem quiser acompanhar as atividades de pesquisa e conhecer um pouco mais sobre as baleias e o Projeto poderá ir ao Museu Náutico da Bahia a partir do dia 14 de julho, e até o mês de Outubro. E para quem tem vontade de conhecer esses fascinantes animais de perto existe a possibilidade de participar do Turismo de Observação de Baleias junto com as operadoras parceiras do Projeto Baleia Jubarte em Salvador, a SharkDive e a Apolônio Turismo.

Foto: Projeto Baleia Jubarte
Foto: Projeto Baleia Jubarte

Ainda segundo o coordenador do Projeto em Salvador, Gustavo Rodamilans, este ano mais pessoas devem sair embarcadas para observar baleias na cidade “esse é o resultado do fomento ao turismo de observação de baleias, junto com a Prefeitura de Salvador, que acreditou na importância da conservação marinha e do potencial turístico que tem esta atividade”. Também estamos comemorando 25 anos de atuação na região norte da Bahia, segundo o diretor da instituição Enrico Marcovaldi, “ foi através da nossa base da Praia do Forte que estendemos as nossas ações de pesquisa, políticas púbicas, educação ambiental e parceria no turismo de observação de baleias para outros municípios da região, a exemplo de Salvador.


Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page