Confira as imagens do afundamento controlado do ferry Juracy Magalhães Jr em Salvador
- Mar Bahia
- 21 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mar.
Exatamente às 15h desta sexta-feira (21) aconteceu o naufrágio controlado do ferryboat Juracy Magalhães Jr, em Salvador. A operação, que começou às 6h da manhã durou todo o dia, entre reboque, passagem de equipamentos, corte e maçarico do costado, abertura de válvulas e finalmente o afundamento nas águas azuis e cristalinas do Rio Vermelho.

A equipe da Engesub, Shark Dive, além de operadores de drone e fotógrafos, estiveram no staff dessa ação altamente complexa e cheia de detalhes. Esta é a terceira embarcação afundada em Salvador, tendo como objetivo a criação de mais um recife artificial. Durante todo o dia, o @sitemarbahia registrou esses momentos em seu instagram.
O Juracy Magalhães Jr tem aproximadamente 800 toneladas e 71 metros de comprimento. A estrutura foi afundada a quatro quilômetros da costa e a 30 metros de profundidade na região do Largo da Mariquita. A estrutura naufragada servirá como habitat para diversas espécies marinhas e favorecerá estudos científicos, que estão sendo realizados pelo governo baiano desde os primeiros afundamentos controlados do ferry Agenor Gordilho e de um navio de reboque, realizados em novembro de 2020.
Um dos biólogos do Inema, Marcelo Peres explicou que, após a operação, em apenas um ano o ferry será tomado por corais e espécies marinhas de todo tipo. “Fizemos os estudos prévios de sedimentos, de biodiversidade do local, onde poderia ocorrer o afundamento e, posteriormente, fizemos quatro vistorias para que não haja nenhum tipo de resíduo que possa trazer algum impacto negativo para o meio ambiente. Então, foram quatro inspeções, a gente avaliou também a presença de espécies invasoras e nossa expectativa é bem positiva para a biodiversidade e para o turismo do Estado”,
Commenti