top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Copa de Vela de Simões Filho deve reunir mais de 300 velejadores

Atualizado: 29 de out. de 2022

Nos dias 26 e 27 de novembro dezenas de veleiros participarão da II Copa Vela de Simões Filho, na Baía de Aratu. O evento faz parte das comemorações pelos 61 anos de emancipação do município, que tem como sede a Marina Aratu.

Foto: Will Recarey

Antecedendo a competição, no dia 23 de novembro, a partir das 14h, será realizado na Câmara de Vereadores de Simões Filho um ciclo de palestras com a presença de autoridades do município e de alunos da rede municipal de ensino da cidade - Palestrantes: o Historiador e Pesquisador Rafael Dantas (Tema: “A história da cidade de Simões Filho”), o Presidente da ONG Redemar William Freitas (Tema: “O mar não está para plástico”) e a Professora de Iatismo do Aratu Iate Clube Renata Agapito (“Iniciação ao Iatismo”).


O fomento ao Esporte e Turismo Náuticos é outro importante objetivo da disputa, dividida em duas etapas. No sábado, dia 26, a competição contemplará todas as classes de Veleiros de Oceano, e deve reunir cerca de 300 velejadores. Com largada programada para as 13h, será precedida de uma apresentação do piloto profissional e vice-campeão mundial de jet ski Bruno Jacob, com belas manobras realizadas na região próxima à praia da Capadócia, em Mapele.


A partir das 15h30, dá-se início à cerimônia de premiação e congraçamento entre velejadores, patrocinadores e convidados na sede da Marina Aratu, com as presenças do Prefeito de Simões Filho Diógenes Tolentino (Dinha), do vice-prefeito Sid Serra, do Secretário de Turismo Joel Cerqueira, da Secretária de Esportes Sirliane Ribeiro e de outros secretários do município.


No domingo, dia 27, é a vez dos Veleiros Monotipos, distribuídos nas classes Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17, Nacra, Dingue, Laser, 29ER e Optimist, além do Windsurf, classe especialmente convidada para o evento, que tem no Presidente da Guarderia Beira Mar, Ubiracy Mesquita, o “Bira”, um dos maiores incentivadores da prancha à vela na Baía de Todos os Santos. Após as competições, também será realizada uma cerimônia de premiação e confraternização de velejadores na Marina Aratu, com a presença do seu Diretor-Presidente Antônio Barreto.


As inscrições podem ser feitas na Marina Aratu, Aratu Iate Clube, Saveiro Clube da Bahia e Angra dos Veleiros, mas também existe a opção de inscrições no formato eletrônico.

Mais informações: (71) 9.9912-4126 ou vianautica.nautica@yahoo.com.br.


A II COPA DE VELA DE SIMÕES FILHO é uma realização da Via Náutica Consultoria e Eventos, Gerência Técnica de André Costa, a importante parceria da Marina Aratu e o patrocínio da Prefeitura de Simões Filho.

O evento conta com o especial apoio da Fundação Aleixo Belov, Campomar Náutica, Centerglass Resinas e Fibras de Vidro, ONG Redemar,Z6 Náutica, SICOOB, Marlucio Pereira Imóveis na Ilha. Tem o importante apoio de mídia da Tribuna da Bahia, do site Mar Bahia e do Programa A Bordo (Rádio Metrópole FM).


Tem ainda o apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA), do Aratu Iate Clube, da Flotilha Baiana de Hobie Cat e da Guarderia Beira Mar.



0 comentário

Comments


bottom of page