top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Copa Vela Baía de Todos os Santos tem edição de sucesso com mais de mais de 60 embarcações

A capital baiana sediou no último sábado (27) a Copa Vela Baía de Todos os Santos 2023, evento voltado para o fomento e divulgação do turismo e esporte náuticos nas águas da maior baía tropical do mundo.

Foto: Will Recarey

Dividido nas categorias Veleiro Monotipo e Windsurf, o percurso foi realizado à beira mar, na Península de Itapagipe, permitindo maior visibilidade e interação do grande público. A competição contabilizou 61 embarcações e mais de 100 velejadores da Bahia, Sergipe, Alagoas e Mato Grosso.


Além das regatas, os participantes contaram com uma programação diversa com aula de zumba, palestras de Sustentabilidade e Turismo de Observação de Baleias ministrada por William Freitas da ONG Redemar, de Segurança da Navegação com a Capitania dos Portos da Bahia e de navegação e “briefing” da prova, sob o comando de Ubiracy Mesquita (Bira), experiente velejador e diretor da Guarderia Beira Mar, uma das realizadoras do evento, junto com a Via Náutica Consultoria e Eventos do também navegador e radialista Marcelo Fróes.


Na oportunidade, os presentes, dentre eles Jean Paul Gonze, Presidente da ABAV e Pedro Costa, do Salvador Convention Bureau, também contemplaram a beleza do Saveiro Vela de Içar, convidado para o evento, que navegou entre as embarcações mais modernas, numa demonstração de que a náutica tradicional e o novo podem, e devem, coexistir positivamente.

Foto: Will Recarey

Ao final, antes da Cerimônia de Premiação, foram homenageados importantes nomes do Iatismo baiano, a exemplo do trio de velejadores mais antigos da Península de Itapagipe – Aliomar Mesquita, Fred Cardoso e Francisco Baldini (Chiquinho) – além de Horácio Ganem e Matheus Mesquita, grandes campeões do esporte da vela.


A Copa Vela Baía de Todos os Santos 2023 contou com o importante patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), apoio Técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e especial apoio de mídia do site Mar Bahia.


O evento também contou com o apoio da Fundação Aleixo Belov, Fundação Baía Viva, SICOOB Sertão, Aratu Iate Clube, Porto Salvador Marina, Campomar Náutica, Boatlux Cotas Náuticas, Delta Yachts, Centerglass Resinas e Fibras de Vidro, Curativos Domiciliar e Restaurante El Capitan. Apoio Institucional da Capitania dos Portos da Bahia, Associação Náutica da Bahia (ANB), Observatório da Baía de Todos os Santos, Restaurante Casa de Comer, Flotilha Baiana de Hobie Cat e Ong REDEMAR.


Além do importante apoio de mídia da Tribuna da Bahia, o evento registrou a presença permanente da TVE, e a divulgação através da Tribuna da Bahia, da Revista Let´s Go Bahia e do Programa A Bordo (Rádio Metrópole FM).

0 comentário
bottom of page