top of page
Foto do escritorMar Bahia

Dia do Marinheiro é comemorado em Salvador

Atualizado: 16 de dez. de 2017


No dia 13 de dezembro a Marinha do Brasil comemorou o Dia do Marinheiro em Salvador. A iniciativa promovida pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) aconteceu no Farol da Barra com uma série de ações militares e civis. Além da cerimônia militar no Forte de Santo Antônio, organizações militares da Marinha na área de Salvador e Aratu montaram uma exposição no Largo do Farol da Barra com equipamentos militares e de sinalização náutica, embarcações, viaturas, maquetes de navios, informações sobre segurança da navegação e sobre a carreira naval, além de um simulador de navegação utilizado no treinamento das tripulações dos navios do 2º Distrito Naval.


Na Bahia, o Dia do Marinheiro tem um significado especial, pois entre 1844 e 1846 o Almirante Tamandaré comandou, ainda como Capitão de Fragata, a Divisão Naval do Centro, Organização Militar sediada em Salvador/BA, percussora do Comando do 2º Distrito Naval. Também foi nos mares da Bahia que o Almirante Tamandaré teve seu batismo de fogo, aos 16 anos, como voluntário da recém-criada Armada Imperial que, em 1823, combateu a esquadra portuguesa que se opunha à independência do Brasil.


“A Bahia, que é berço da nossa nacionalidade, fez a nossa independência nas águas na Baía de Todos os Santos com o tenente João das Botas e sua flotilha itaparicana. Desde então a Marinha faz parte do dia-a-dia do povo baiano que tem uma relação fenomenal com o mar e com os marinheiros”.
Vice-Almirante Almir Garnier Santos - Comandante do 2º Distrito Naval

Comments


bottom of page